TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que são Citações

Monografias: O Que são Citações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que são citações em trabalhos acadêmicos?

São transcrições literais de trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as idéias do autor da obra consultada; e de textos em que o autor do trabalho não tem acesso ao original.

2. Quais os tipos de citações?

Citação direta: É a transcrição literal de um texto ou parte de um texto de um documento consultado. Nesse caso, é obrigatório colocar o número da página consultada. As citações diretas podem ser curtas (até três linhas) ou longas (mais de três linhas).

Citação curta: (até três linhas) Deve ser inserida no parágrafo, entre aspas duplas. No caso de parte da citação estar entre aspas no texto original, deve-se utilizar aspas simples (apóstrofo) neste trecho, pois se trata de citações ou conceitos de outros autores.

Citação longa: (+ de 3 linhas) Deve ser apresentada destacada do texto, deixando-se um espaço para iniciar a transcrição da citação. A citação deve estar recuada 4 cm da margem esquerda, em fonte similar a do texto, mas com tamanho menor e espacejamento simples entre linhas. Para recomeçar o texto normal, deixa-se outro espaço em branco.

Citação indireta: É a transcrição livre do texto, ou seja, usa-se a idéia do autor sem utilizar as mesmas palavras da fonte original. Neste tipo de citação, as aspas não são utilizadas, mas mesmo assim deve-se citar a fonte, com sobrenome do(s) autor(es) e data da publicação. Não é obrigatório colocar o número da página da qual foram extraídas as idéias, mas se o autor o faz deve repetir o procedimento em todas as citações.

Citação de citação: É a transcrição de um trecho de um documento do qual se teve conhecimento por meio de uma segunda fonte, sem ter acesso ao original. Geralmente ocorre nos casos de edições esgotadas de livros antigos, cujo acesso é difícil. Ao realizar este tipo de citação, deve-se certificar que a interpretação e as conseqüentes afirmações feitas pela fonte secundária (consultada por você) em relação à obra original são fidedignas ao texto original.

3. O que são referências bibliográficas?

É o conjunto padronizado dos elementos descritivos retirados dos documentos e/ou de outras fontes de informação utilizados para consulta. As orientações referentes às técnicas de elaboração, de registros bibliográficos baseiam-se nas normas estabelecidas pela ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas. A ABNT estabelece os critérios oficiais da referenciação documental e de outros materiais.

Fonte: Biblioteca ESPM e Normas ABNT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com