TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que são Genêros Textuais

Trabalho Escolar: O Que são Genêros Textuais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

O que são gêneros textuais?

Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, dissertativas, argumentativas, procedimentais e exortativas), utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.

A formação de um gênero textual é influenciada pela função a ser desempenhada, pelo público a que se propõe alcançar, pela mensagem a ser transmitida, enfim, pelo contexto em que é estruturado. Assim, cada gênero comporta variações características em sua coesão textual, na coerência entre seus elementos, na impessoalidade, e na utilização de recursos como a conotação e a denotação da linguagem.

Compreender as nuances de cada um dos gêneros textuais é essencial à própria compreensão da dinâmica da linguagem em si de maneira crítica, associando-a às relações sociais que a envolvem. Vejamos então as características de alguns dos principais gêneros textuais da nossa língua:

O TEXTO ARGUMENTATIVO

Este gênero guarda o espaço para a expressão da opinião do autor sobre determinado assunto. Na apresentação das idéias, o autor pode se colocar de maneira direta e pessoal, utilizando-se para tanto do discurso em 1ª pessoa e de expressões introdutórias que exprimem opiniões pessoais, como “na minha opinião”, “penso que”, etc.. Poderá manifestar-se ainda de maneira impessoal, fazendo uso da 3ª pessoa no discurso e de expressões como “convém lembrar”, “é provável que”, etc.

Em geral, os textos argumentativos apresentam três partes essenciais: a introdução, em que é apresentada a idéia principal a ser trabalhada no texto; o desenvolvimento, em que o autor apresenta os argumentos que fundamentam o ponto de vista defendido e a conclusão, em que se confirma e retoma a idéia principal apresentada.

O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

É o gênero textual mais cobrado nos vestibulares e exames do país. A avaliação geralmente paira não só sobre o vocabulário do autor e as idéias expostas, mas também em torno da sua capacidade de concatená-las logicamente e da maneira como utiliza as palavras e seus sentidos.

No texto dissertativo, o autor discorre sobre determinado tema explicando-o. Em geral, a dissertação está relacionada com a transmissão de conhecimento e não com a persuasão sobre um ponto de vista. De outro lado se encontram os textos argumentativos que, como foi visto, visam primordialmente a defesa de uma opinião. O texto dissertativo-argumentativo é aquele que, além de trazer informações e explicações sobre determinado assunto, traz também o posicionamento do autor no sentido de persuadir o interlocutor.

Assim como os textos argumentativos, convencionalmente, dividem-se em três partes (introdução, desenvolvimento e conclusão). Há o predomínio da linguagem clara, objetiva e impessoal apresentada com o uso do padrão culto e formal.

A NOTÍCIA E A REPORTAGEM

A notícia é um gênero tipicamente jornalístico que tem a função de informar sobre um novo acontecimento despertando o interesse do público alvo da mensagem. Não se limita a informar sobre o fato, mas também sobre a maneira como aconteceu e o seu porquê. Em geral, divide-se em duas partes: o lead, que resume em poucas linhas as informações essenciais sobre o fato (o quê, como, onde, com quem, por quê...), e o corpo, em que se faz o detalhamento do fato. A linguagem deve ser objetiva clara e direta e a abordagem imparcial, expondo-se fatos ao invés de opiniões.

A reportagem, por sua vez, vai além da notícia, trazendo em seu corpo não só o detalhamento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com