TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO VOLEIBOL

Por:   •  15/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

A seleção feminina de vôlei do Brasil espantou o fantasma dos Estados Unidos e ganhou a medalha de ouro na Olimpíada de Londres, após vencer a grande final, de virada, por 3 sets a 1 (11/25, 25/17, 25/20 e 25 a 17), de virada. As americanas não deram chances para as brasileiras no primeiro set. Com uma ótima recepção, os Estados Unidos conseguiram abrir boa vantagem no placar logo no começo do set. A vantagem americana foi ficando cada vez maior devido, também, aos muitos erros cometidos pelo Brasil. Quando não paravam no bloqueio de Jordan Larson, as brasileiras jogavam muitas bolas para fora, cedendo nove pontos em erros no primeiro set. Com uma marcação forte, os EUA fecharam facilmente o set em incríveis 25 a 11. Percebendo o bom momento americano, o técnico Zé Roberto mudou a estratégia do time, não enfrentando o bloqueio dos Estados Unidos e trabalhando a bola. Apostando em um bom saque, o Brasil  viu seu bloqueio funcionar  desorientando a recepção dos EUA. Com a marcação do Brasil mais eficiente, o ataque americano não conseguiu ser tão efetivo como no primeiro set abrindo oito pontos de vantagem e fechando o segundo set em 25 a 17. O terceiro set foi mais equilibrado, com as duas equipes errando menos. Encarando mais pelo meio, a pedido do técnico, o Brasil conseguiu explorar o bloqueio, principalmente com Fe Garay. O Brasil seguiu virando as bolas, com destaques para Jaqueline e Sheila. Depois de um bom rally e um erro no saque americano, Sheila atacou na paralela e fechou em 25 a 20 o terceiro set. O Brasil encaixou aces, bolas na paralela, bloqueios e largadinhas, mostrando bom desempenho em todos os fundamentos. Perdidas em quadra, as americanas não conseguiram evitar a derrota, após um bom ataque Fer Garay. E assim o Brasil sagrava-se campeão olímpico, novamente, coroando uma campanha de reação que resultou no lugar mais alto do pódio.

Fundamentos

1. Saque: O saque é considerado o primeiro ataque, porque é o fundamento que dá início ao jogo ou ao rally. Pode ser executado por cima ou por baixo

2. Ataque: O ataque é o fundamento que geralmente finaliza um rally. Existem vários tipos de ataque: ataque de bola alta nas extremidades, ataque de bola rápida nas extremidades, ataque de bola rápida no meio, ataque de fundo da quadra, ataque de meio.

3. Bloqueio: O bloqueio é a jogada que tenta impedir que a bola lançada pelo adversário ultrapasse a rede alcançando o lado da quadra da outra equipe e não só: o bloqueio tenta fazer com que a bola bata no chão da quadra adversária para marcar ponto.

4. Levantamento: O levantamento é o fundamento em que os jogadores tentam levantar a bola para auxiliar os atacantes a devolverem a bola para a quadra adversária tentando marcar ponto.

5. Recepção: A jogada de defesa que recebe o saque é chamado de recepção. Uma recepção bem feita possibilita um desempenho melhor no ataque da equipe. A recepção costuma ser realizada através do toque ou da manchete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com