TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de um Passeio

Por:   •  28/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

     O presente relatório refere-se ao passeio a “Comunidade Trindade” um local que faz a completa diferença em Salvador. Antes de se tornar uma comunidade, a trindade era um templo abandonado, até ser ocupada por um grupo de moradores de rua, que hoje em dia acolhe outros moradores de rua.
A visita realizada a Trindade, foi de extrema importância, pois podemos observar a realidade de ex-moradores de rua que hoje vivem na Trindade. Com base em doações, e sem ajuda do governo, a comunidade se mantém fixa, acolhendo pessoas entre 18 a 65 anos.

Desenvolvimento:

        Durante a visita a Comunidade Trindade, fomos guiados por Elias, que nos apresentou o local. Elias é um ex-morador de rua, que fugiu de casa aos 13 anos e acabou se abrigando nas ruas. Elias ficou até os 55 anos no sustentando os seus vícios e sendo julgado pela sociedade. Após 40 anos vivendo nas ruas, a comunidade o acolheu, e em 2006, Elias se abrigou na Trindade, e hoje em dia é responsável, pela alimentação do abrigo.
        A Trindade acolhe a todos, sendo um abrigo diferente, pois o mesmo ajuda a todos a se sentirem em casa, com uma serie de coisas que fazem todos que habita no abrigo se sentirem confortáveis. Todos que moram na Trindade dormem no chão (exceto aqueles que não podem dormir no chão pelas questões de saúde, e entre outros). A comida é feita a lenha, e todos podem participar das atividades do abrigo, aqueles que querem ajudar nas funções da casa podem se candidatar e revezar suas atividades a cada dia, ninguém é impossibilitado a não ajudar a casa, todas as tarefas feitas são voluntárias. Hoje em dia, existem 40 membros que vivem na Trindade. Todos os dias começam e terminam com orações. Antes de tomarem o café da manhã e depois de jantarem, todos se reúnem e fazem uma oração que duram em torno de 30 minutos, e todos os dias tem que dar uma palavrinha da bíblia a partir do revezamento. As pessoas se servem a partir de cores, as pessoas sentam no banco e sorteia uma cor, a cor escolhida, os componentes desse grupo se servem primeiro, sendo que cada cor possui um significado.
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

       Após a incrível palestra de Elias, visitamos a parte de dentro da Igreja, fiquei sem palavras pela beleza que aquela igreja guarda em si. Na igreja havia varias coisas que se atribuíam diversos significados. Criando materiais recicláveis para mostrar que tudo aquilo que vem das ruas tem utilidade. Como as velas, que os próprios moradores da Trindade criam, após pegarem os restos de parafina das igrejas e reutilizando e fazendo novas velas. Assim como os moradores de rua, que são tratados como “resto” na sociedade, sendo considerados como lixos descartáveis, e assim que a Trindade acolhe esses moradores, eles trazem de volta os seus significados, os moldando novamente como uma parafina.  
       Durante a visita da igreja, tivemos o prazer de conhecer a Dona Duvarlinda. Uma linda senhora que vive a 14 anos na Trindade, mesmo a senhora afirmando que mora há apenas quatro meses. Dona Duvarlinda é uma mulher muito gentil, mesmo sendo vitima de varias violências, ela continua com um belo sorriso no rosto, sem perder a sua felicidade.

[pic 5]

        Nessa figura, nota-se a presença dos símbolos de união, e acolhimento. Trazendo todo seu significado a religiosidade, representando o “Deus Pai”, “Deus Filhos” e “Deus Espírito”, que seguram aparentemente um homem ferido.

        Mesmo a igreja contendo algumas figuras que se associam a religião cristã, a comunidade Trindade possui a presença de todas as religiões, sem nenhum tipo de exclusão.

       
       

Concluímos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (314.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com