TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passeio pelo Rio Grande do Norte

Por:   •  26/5/2015  •  Seminário  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]    FACULDADE NATALENSE DE ENSINO E CULTURA

AGNATEMY FERNANDES

ARTUR OSCAR

EDSON VENANCIO

EDUARDO SÉRGIO

        

DICIPLINA: ECONOMIA

TRABALHO: PASSEIO PELO RIO GRANDE DO NORTE: CIDADE DE MOSSORÓ

TURMA: DIREITO 2013.1 A

NATAL/2013

Passeio pelo Rio Grande do Norte

Mossoró

História

OS PRIMITIVOS habitantes da região foram os índios Monxorós com características de "tipo baixo, ágil, platicéfalo, com hábitos de guerra e espírito taciturno". Segundo alguns autores, Mossoró é uma corruptela de monxoró. Mas há quem afirme que a palavra Mossoró vem de mororó, árvore flexível e resistente, muito comum no Norte Mossoró foi a primeira cidade do Rio Grande do Norte a fazer campanhas sistemáticas para liberação dos seus escravos. Não foi uma luta de poucos.  Envolveu toda a cidade.  Luta coletiva, pacífica e pioneira no Estado, é comemorada ainda hoje como  a maior festa cívica de Mossoró.

A história de Mossoró é recheada de momentos importantes dentre os quais 4 deles merecem destaque:

  • Abolição dos Escravos em 1883 (5 anos antes da Lei Áurea);
  • O Motim das Mulheres em 1875;
  • O Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães, em 1928 e;
  •   A Resistência ao bando do mais famoso cangaceiro do Nordeste, o                            Lampião em 1927.

Atuação Política

CLAUDIA REGINA DE AZEVEDO é a atual prefeita eleita no pleito de 2012. É advogada formada pela UERN e servidora  pública da procuradoria de justiça do estado do Rio Grande do Norte. Foi vereadora, chefe de gabinete, vice-prefeita na gestão de Fafá Rosado. O seu trabalho é com foco nas causas sociais e tem como seus principais objetivos a melhoria na segurança pública, saúde e educação.

No inicio do seu mandato já iniciou um trabalho preventivo com a guarda civil  municipal realizando ronda ostensiva com o objetivo de reduzir embriaguês, violência física nas ruas, uso de drogas em praças públicas e depredação de patrimônio público.

Atividade econômica

Entre as principais atividades econômicas do município de Mossoró destacam-se a frulticutura, sal e petróleo. Em Mossoró existe a maior fazenda de melão do mundo responsável por cerca de 90% do melão exportado para países da Europa, há 17 anos, a empresa agrícola Famosa entrou no mercado, instalando a fazenda em Mossoró. Desde o começo, o melão foi o carro chefe. Mas também há outras culturas em desenvolvimento, como aspargo, tomate, milho e até mesmo na atividade pecuária, com o gado, e a piscicultura. Mas o melão é, de longe, o principal cultivo da região.

Estado do Rio Grande do Norte é considerado uma ótima localização para a implantação de companhias salineiras. Na realidade, com uma produção de sal de 4,8 milhões de toneladas numa área de produção em torno de 40.000 ha, a indústria salineira tem um importante papel econômico no Estado, sendo o Rio Grande do Norte responsável por mais de 95% da produção de sal no Brasil.

Mossoró é também o maior produtor de petróleo em terra do Brasil com extração em uma área conhecida como canto do amaro e produz algo em torno de 50 mil barris de petróleo/dia.

Educação

O município possui em seu território algumas instituições de ensino superior instaladas, como o IFRN, UERN, UFERSA, UNP e outras...

O IDEB de 2011 aponta cinco escolas públicas mossoroenses entre as 10 que obtiveram o melhor média do Rio Grande do Norte.

Saúde

Segundo dados do IBGE sobre rede de saúde existente em Mossoró, cerca de 59% são da rede privada, contra 3,5% estadual e 37,4% municipal, isso mostra que os investimentos na saúde pública anda mal.

Em Mossoró existem dois hospitais de referência que é o Hospital da mulher responsável por partos, cirurgias,  e existe o segundo maior hospital do estado, Hospital Tarcisio Maia que é um hospital de grande porte com mais de 660 funcionários entre públicos e terceirizados, é responsável por mais de 120 cirurgias e mais de 200 tomografias por mês. A equipe de plantão é composta por 15 Médicos, distribuída em: 2 Ortopedistas e Traumatologistas; 1 um Cirurgião Buco-Maxilo Facial; 1 Intensivista, 2 Anestesiologistas; 3 Clínicos Gerais; 3 Cirurgiões; 3 Pediatras. Possui ainda uma equipe de profissionais denominada de “sobre aviso” que a qualquer momento são acionados pelo hospital. Esta equipe é composta de Neurocirurgião, Otorrinolaringologista, Oftalmologista, Radiologista e Ultra-sonografista.  É um hospital que serve como campo de estágio curricular nos cursos de Medicina, Enfermagem, Técnico de Enfermagem e Serviço Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com