TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Samba Rock

Por:   •  23/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

É complicado definir, em detalhes, o que é o samba-rock – é uma tarefa que pode esbarrar no academicismo, algo que passa longe da proposta do gênero. Então, sendo bem genérico, o samba-rock é uma combinação do samba de gafieira com elementos do rock e do jazz pós-bebop. Outros definem simplesmente como samba feito com instrumentos elétricos.

O samba Rock é um gênero musical, desenvolvido por pessoas que não tinham medo de misturar ritmos brasileiros com um som mais norte americano. Entretanto, anterior a isso, já existia uma mistura de samba e jazz, chamado sambalanço. Nos anos 60,a época em que grandes movimentos musicais no Brasil buscavam mesclar sonoridades nacionais com outras tendências, formando algo inovador, o samba rock se tornou um estilo musical.

Os primeiros artistas a fazem sucesso com samba rock foram nomes como Jorge bem, Wilson Simonal, que faziam uma mistura única de rock, funk, som americano e samba, tudo em um ritmo envolvente, como a musica de Wilson Simonal – País tropical de 1970.

Houveram bandas que também fizeram samba rock com um som completamente original, como o “Trio Mocotó”, que tinha a presença marcante da cuíca – instrumento semelhante ao tambor. Os “ Novos Baianos”, nome atribuída a outra banda, foi um pouco mais além na mistura de gêneros, conforme apresentado na música “ Mistério do Planeta” de 1973.Desde então, muitos artistas da MPB, trabalharam rock e outras experimentações, e este estilo teve renascimento recente nas baladas de São Paulo, dedicadas a este tipo de som.

O Samba rock é uma fusão de vários estilos, e não apenas esses dois que constituem seu nome, formando batidas envolventes. Ele também é conhecido por outros nomes, como suíngue. Seus instrumentos mais utilizados são a guitarra, o baixo e a bateria, notando a presença do rock, bem como o cavaquinho, o violão, cuíca e zurique, que remete ao samba e também instrumentos de metais que vem do funk, para dar mais empolgação. É bem comum, para bandas que fazem esse som mais dançante, focarem em instrumentos do samba, e deixarem os instrumentos restantes fazerem, um arranjo mais brasileiro, como na mucisa “ Mas que nada” do Jorge Bem de 1972. Já outros grupos preferiam fazer sons com mais rock e experimentações de junta-lo com o samba, deixando o rock com mais destaque, estilo bastante utilizado pelo “Novos Baianos”. Lembrando que houve bandas que fizeram funk com um pouco de samba rock como “ Tim Maia".

A maioria das letras seguiam um retrato de festas com refrãos para todos cantarem juntos com tons leves e divertidos, como as musicas de Jorge Bem Jor, que é citado e conhecido como criador do estilo. Uma de suas grandes composições, a “ W Brasil" é um grande exemplo do retrato do Brasil, do começo dos anos 90,

Principais Nomes

Wilson Simonal, um dos artistas mais carismáticos, foi um dos grandes representantes do samba rock nos anos 60, e fazia uma mistura única dos estilos musicais. Podemos citar também Jorge Bem, que foi outro pioneiro das funções de estilos, com suas musicas simples e pegajosas, que foram gravadas por muitos outros artistas brasileiros. O Trio Mocotó, marcaram os anos 70, tocando em boates paulistas. Já os Novos Baianos, foram sem duvidas uma das bandas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com