TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ser Humano

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

1) Como você definiria o humano?

Um animal racional, que tem a capacidade pensar, e tomar decisões sobre esses pensamentos, tem uma opinião.

2) Aponte e descreva as múltiplas facetas do humano

O ser humano possui uma matéria viva, um corpo, e por esse corpo ocupar um lugar no meio físico e cultural em que vive é considerado um ser material.

A principal diferença entre o homem e o animal é a capacidade e raciocínio, o homem é um ser racional, que possui razão e a usa para refletir, emitir juízos, dominar e modificar a natureza, buscar conhecimentos científicos, elaborar ideias e pensamentos e outras coisas mais.

E por fazer o uso da razão ele passa a ter uma identidade própria e uma individualidade, característica exclusiva dos seres humanos, chamada de ser psíquico.

Porém o homem não vive sozinho, necessita de um meio social, para compartilhar sua existência com as outras pessoas e buscar o bem comum, tudo isso de forma harmoniosa, e para que isso aconteça o homem estabelece normas e padrões de conduta, promulga leis que regulam a vida em sociedade, tornando-o assim um ser social e politico.

Outra característica que distingue o homem do animal é que o homem tem uma ação consciente, finalística, livre e responsável, é um ser da práxis, e também, um ser livre, ético e estético, que tem a capacidade de dominar seus instintos naturais através de suas livres decisões e escolhas entre bem e mal, certo e errado, verdadeiro e falso, conveniente e inconveniente através de sua moral. E como ser estético, é permanentemente atraído pelo belo.

Por fim o homem é um ser finito, tem a plena consciência de sua finitude, sabe que sua vida tem começo, meio e fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com