TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Medieval

Por:   •  7/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

As Cruzadas

   As cruzadas foram expedições envolvendo questões religiosas e militares, ocorridas entre os séculos XI e XIII, que visavam retomar para os cristões a Terra Santa, que estava sob o domínio islâmico. O termo cruzada é referente a cruz que os cavaleiros usavam em suas roupas quando estavam em marcha da Europa até o oriente, e também referente aos caminhos percorridos na trajetória, fazendo certo cruzamento no mapa, pelo quais eram passados nessa trajetória até o ponto objetivo.

   Na Europa depois de longos séculos de guerra, obtiveram paz e prosperidade, provocando aumento na população, a retomada nas atividades comerciais e o ressurgimento das cidades, havendo crescimento da agricultura, aumento demográfico e tinha muitas pessoas para pouca terra. Já no oriente, s islâmicos abrangiam seus domínios e já conquistavam a palestina, colocando em perigo o império bizantino. Os islâmicos proibiram o acesso onde cristo passou, e para os religiosos a Terra Santa estava sob o poder de estrangeiros que professavam outra fé, assim não eram vistos com bons olhos por não serem da mesma religião.

   Devido ao aumento populacional e a proibição ao adentrar em Jerusalém, começou a questão para reconquistar a Terra Santa. O Papa Urbano II, decidiu organizar expedições religiosas e militares para lutar contra os islâmicos, na participação dessas expedições ganhavam a indulgencia, ou seja, o perdão de seus pecados, além utilizar o nome de Deus para a “salvação”, assim fazendo com que as pessoas participassem desse movimento. Eles obtinham apoio dos comerciantes para essas expedições, para ampliar os negócios com especiarias, como gengibre, pimenta, noz-moscada etc.

   Tendo como objetivo, ter de volta o acesso aos locais sagrados, mas, aos longos das nove cruzadas o objetivo foi se modificando, deixando de ter aspectos religioso e ganhando motivações comerciais, movimentando o mar mediterrâneo, que foi utilizado como meio de transporte de pessoas e mercadorias. Provocando também disputas entre os próprios cruzados pelos seus domínios. Obtendo também as consequências dessas cruzadas que foram o aprofundamento da rivalidade entre cristãos e os islâmicos, além do fortalecimento do comercio com as especiarias.

Quais foram as cruzadas?

   A Cruzada Popular ou dos Mendigos, aconteceu enquanto os nobres, alto clero da igreja e reis, arquitetavam as melhores formas de iniciar os conflitos e vencer seus principais oponentes. A cruzada obtinha milhares de homens, mulheres e até crianças.

   A primeira cruzada foi proclamada pelo papa Urbano II. Cujo o objetivo era reconquistar Jerusalém. Nessa cruzada um dos homens de frente da guerra não avançou na busca por Jerusalém, foi ajudado por uma minoria, Balduíno conquistou a cidade de Edessa, sendo essa a primeira conquista da primeira cruzada. Assim os conflitos seguintes, culminou-se a conquista de antioquia e depois de Jerusalém. Já a segunda cruzada, se passou anos depois da primeira Cruzada oficial os muçulmanos tomaram a cidade de Edessa, desfazendo o reino cristão no qual Balduíno instaurou. O rei Luís VII organizou a população para uma guerra, mas, não foi bem sucedida, Edessa permaneceu no poder dos muçulmanos e Jerusalém teve o reinado cristão ameaçado. Em 1187 os muçulmanos, liderados por saladino, conseguiram invadir jerusalem e retomaram a região, assim os cristãos não conseguiram combater saladino, permitindo o acesso dos cristãos a cidade para suas peregrinações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com