TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Walter Benjamin

Por:   •  11/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

 

1) Walter Benjamin estudou as mudanças sociais no século XIX a partir de temas e fontes de dados usadas pelos demais sociólogos até então? Explique. Em seguida, quem era o flaneur nos romances e poemas por ele analisados e porque era importante na análise da nova experiência urbana?

 

Não, ele tinha interesse especial por aquilo que outros intelectuais classificavam como "lixo"; tinha sensibilidade para observar o cotidiano da modernidade e decifrar as personagens da metrópole. Foi assim que antecipou a reflexão sobre assuntos e personagens considerados " irrelevantes" ou "indignos" por muitos de seus contemporâneos.

O flâneur é aquele que caminha pela cidade, experimentando as diferentes sensações que ela produz sem se fixar em um lugar específico. É aquele que caminha pelas ruas e galerias, um "andarilho urbano" que participa da dinâmica da cidade ao mesmo tempo em que a observa. Benjamin descreve o flâneur como um produto da vida moderna e da Revolução Industrial, sem precedentes, um paralelo com o advento do turismo. Ele encontrou no flâneur a melhor expressão de seus ritmos e estilos de vida: à vontade no meio da multidão, observa o mundo e as pessoas ao seu redor, decifrando sinais e imagens apesar da aparente distração de seu olhar. É nesse sentido que Benjamin afirma ser o flâneur um estudioso da alma humana, um "botânico do asfalto", alguém que consegue captar e entender a cidade nos seus detalhes.

 

2) Como ocorreu a reformulação do espaço urbano de Paris no Século XIX enquanto exemplo de uma proposta moderna de organização urbana? Além das questões estéticas e sanitárias, como explicam-se tais mudanças como questão estratégica e política?

 

Foi com o princípio de redesenhar a cidade para redesenhar a sociedade, que Luís Napoleão inaugurou o Segundo Império francês. O objetivo era modernizar Paris, cujo centro era composto de muitos quarteirões insalubres. O projeto consistia em redesenhar o traçado urbano compondo uma "nova cidade" mais racional, organizada e harmônica. Outro objetivo, segundo críticas, teria sido uma demonstração de autoritarismo: cercear e controlar as manifestações populares. Assim, a ampliação e o alargamento das avenidas facilitava a atuação de repressão/controle policial, contendo as barricadas que ameaçavam a ordem social tão almejada pelo novo imperador. Resumindo, a cidade se transformaria em nome de princípios como: organização, harmonia, racionalidade e, principalmente, modernidade.

 

3) O que foram as passagens e porque podemos relacioná-las ao florescimento da sociedade de consumo e ao desenvolvimento da relação entre consumo e lazer?

 

As passagens foram espaços frequentados pelas mulheres da classe média e das elites. As passagens acabaram tornando-se um lugar seguro onde elas conseguiam andar sem serem confundidas com prostitutas, que andavam pelas ruas com a intenção de serem expostas como produtos. Benjamin vê as passagens como locais de intensas trocas materiais e culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com