TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE WALTER BENJAMIN

Por:   •  11/4/2020  •  Resenha  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Em seu famoso ensaio “A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica” Benjamin explica que a produção artística é rodeada por uma “aura”  ela simboliza a singularidade da própria obra.

Com isso, em contrapartida das produções artísticas atuais, quando se gera cópia delas perde-se esta aura e em seguida perde o valor artístico das obras de arte, ( isso ocorre hoje com a super lucração por exemplo dos vingadores no cinema, hoje o valor agregado depende diretamente da quantidade de acessos e visualizações aquela obra tem).

Por outro lado Benjamin também via com olhos otimistas esse lado pois assim as grandes massas teriam acesso a essa arte , podendo assim evoluir e serem pessoas menos ignorantes.

há, segundo Benjamin, uma perca da autenticidade. A reprodução técnica desvaloriza o aqui e agora, despreza as marcas físicas de sua história e a tradição cultural que se havia com a herança dessas obras; a aura da arte é perdida.

O que é Aura? É uma figura singular, composta por elementos espaciais e temporais, aparição única de uma coisa distante

Com isso as obras deixam de serem únicos e exclusivos para se tornarem bens comuns e idênticos.

VALOR DE CULTO X VALOR DE EXPOSIÇÃO: o primeiro se baseia no misticismo e a magia que suas obras evocam, já o segundo se trata da visibilidade da obra.

Para o VALOR CULTO é necessário que sua obra permaneça oculta para manter  seu mistério e encantamento, isso perdeu suas forças com a reprodução técnica, onde os níveis de exposição e alcance se expandiram de maneira assombrosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com