TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O lúdico Na Educação Infantil

Exames: O lúdico Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  4.483 Palavras (18 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 18

O lúdico na educação infantil

AUTORAS

ELIENE BARROS ANDRADE

SIRLEI SMANHOTO

SOLANGE CALDEIRA

RESUMO Este artigo tem como finalidade principal retratar a importância das atividades lúdicas na Educação Infantil. A partir disso, mostraremos a importância do “Lúdico” e como ele, os jogos, brinquedos e brincadeiras podem ser importantes para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças. Estudiosas pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social. Atividade lúdica é toda animação que tem como intenção causar prazer e entretenimento a quem pratica. São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento. A criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade quando está praticando alguma atividade lúdica. Ela também espelha a sua experiência, modificando a realidade de acordo com seus gostos e interesses. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Para as crianças exercerem sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas.

PALAVRAS-CHAVE: Lúdico, Educação Infantil e Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como principal objetivo apresentar reflexões sobre a importância do brincar, conhecendo a historia das brincadeiras infantis e seu valor na socialização infantil. Para isso precisamos considerar o brincar como um processo que envolve uma variedade de comportamentos e oportunidades que se fazem presentes no universo infantil.

O lúdico tem sua origem na palavra latina “ludus” que quer dizer “jogos” e “brincar”, isto oportunizam a aprendizagem do individuo. A introdução do lúdico na vida escolar do educando é uma maneira muito eficaz de repassar pelo universo infantil para imprimir-lhe o universo adulto, nossos conhecimentos e principalmente a forma de interagirmos.

Contribuindo para a discussão sobre o tema, Vygotsky (1998, p.130) afirma que: [...] a criação de uma situação imaginária não é algo fortuito na vida da criança, pelo contrario, é a primeira manifestação da emancipação da criança em relação às restrições situacional. Neste sentido, é necessário atentar para a seriedade do brincar, buscando prazer sem culpas, medos e ansiedades respeitando as ações espontâneas das crianças, sua maneira de ser e de pensar, para poder, também colaborar significativamente na construção das identidades desta. A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo a essência da infância, seu uso e permitir um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.

Este artigo irá mostrar quanto o “lúdico” pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças, tornarem evidente que os professores e futuros professores devem e precisam tomar consciência disso, saber se o professor atuante tem conhecimento de alguns conceitos, como o “lúdico” e a “brinquedoteca” e muitas outras questões sobre a relação do brincar com aprendizagem e o desenvolvimento da criança. A proposta primaria deste artigo buscou estudar a importância do lúdico para a educação infantil, considerando o lúdico como uma atividade livre, espontânea sem fim delimitado. Os objetivos específicos foram: compreender a importância do corpo como instrumento essencial na brincadeira; e a importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. O interesse pelo tema surgiu por observar sua importância dentro da pedagogia e pela relevância para diversas disciplinas. O lúdico promove o rendimento escolar alem do conhecimento, a fala, o pensamento e o sentimento.

1 COMO TRABALHAR O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

Educação infantil é considerada como parte complementar da Educação básica. O artigo 29 seção II sinaliza que a “educação Infantil”, primeira etapa da Educação básica tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. “Em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando ação da família e da comunidade”. Conclui-se que a melhoria significativa aconteceu na educação infantil, onde a mesma passou a ser reconhecida como direito social para todas as crianças. Atualmente, num mundo globalizado e de freqüentes mudanças devemos repensar qual é o papel da escola. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a educação infantil (1998p. 163). “O mundo em que as crianças vivem constituem fenômenos naturais e socais indispensáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas”. Pode perceber que as brincadeiras, jogos e lúdico em geral estão presentes em todo documento de a educação infantil, consecutivamente com o objetivo e intenção de edificação de conhecimento e aprendizagem. Desde a formação social quanto ao conhecimento de mundo, onde o lúdico se torna uma orientação didática. A conduta lúdica oferece oportunidades para experimentar comportamentos que, em situações normais, jamais seriam tentadas pelo medo do erro e da punição (Kishimoto, 1998.140).

A função constitucional do educador é a de orientar as tarefas, ele necessita apresentar condições para que o trabalho se realize de forma prazerosa, e todos os exercícios devem ser dirigidos promovendo desafios, estimulando o raciocínio. Mesmo nas brincadeiras livres onde as crianças ficam mais soltas, deve ser igualmente observadas pelo professor, propor-se em sempre obter pela brincadeira elementos para o seu trabalho. O professor no seu trabalho deve permitir a criança espaços para brincar, proporcionando interação que vem realmente ao encontro do que ela é, aliado as tentativas no sentido de compreendê-las, mostrando respeito e que saibam a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com