TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de interação e os fluxos econômicos fundamentais

Seminário: O processo de interação e os fluxos econômicos fundamentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Seminário  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 2

O Processo de Interação e os Fluxos Econômicos Fundamentais

Exercendo suas funções clássicas, a moeda é i elo de interligação das transações praticadas pelos agentes econômicos. Totalizadas, essas transações definem os principais fluxos macroeconômicos, subagrupáveis em fluxos reais e fluxos monetários.

Os fluxos reais definem - se a partir de suprimentos de recursos de produção, de seu emprego e de sua combinação pelas unidades de produção, bem como pela resultante geração de bens e serviços intermediários e finais. Denominam-se reais por sua concretitude física, representada, de um lado, pelo emprego efetivo de fatores produtivos e, de outro lado, pelos produtos gerados, quer se destinem a reprocessamentos, ao consumo final ou ao processo de acumulação.

Os fluxos monetários definem – se como contrapartida dos fluxos reais. Traduzem-se.

Fluxo real, Fluxo monetário

De maneira simples podemos dizer que fluxo real é tudo aquilo que as famílias oferecem às empresas para que estas possam existir, exemplo: recursos naturais, trabalho, mão de obra e capacidade empresarial. Na mesma ordem, as empresas oferecem às famílias aquilo que elas precisam para se manterem, exemplo: produtos industrializados, empregos.

Com o auxílio do dinheiro, as empresas pagam às famílias pelo serviço e mão de obra realizada e, por sua vez, as famílias, também com o auxilio do dinheiro, pagam às empresas pelos bens e serviços adquiridos, o que configura o fluxo monetário.

O fluxo real e o monetário fazem com que tenha uma interação entre as famílias e as empresas, que são o que chamamos de agentes econômicos. Do lado do fluxo real estão o emprego dos recursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Do lado monetário se dá a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos.

• Fluxo Real

Paralelamente ao fluxo real temos o fluxo monetário da economia. A figura 1.4.2 lustra o fluxo monetário da economia.

Fluxo Monetário da Economia.

• Economia de Mercado (Fluxos reais e Monetários)

Economia de mercado é aquela em que a maioria dos preços de bens, serviços e salários é determinada pelo mecanismo de preços que atua por meio de oferta e demanda dos fatores de produção.

Imagine uma economia de mercado que não tenha a interferência do governo e que não tenha transação com o exterior (economia fechada). Os agentes econômicos são as famílias (unidades familiares) e as empresas as unidades produtoras.

As famílias são proprietárias dos recursos produtivos que os fornece às unidades de produção (empresas) no mercado dos fatores de produção. Já as empresas pela combinação dos fatores de produção produzem os bens e serviços e os oferecem às famílias no mercado de bens e serviços.

• Fluxo Real

Ao fluxo de fatores de produção e bens e serviços dá-se o nome de fluxo real da economia. A figura 1.4.1 lustra o fluxo real

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com