TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a leitura?

Tese: O que é a leitura?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Tese  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que é ler?

Antes de definir o que é ler, é importante distinguir informação de conhecimento. A informação é adquirida sempre que estamos em contato com as coisas do mundo. Quanto mais atentos ficarmos às informações, para estabelecer relações com os conhecimentos que já possuímos, mais conhecimento e melhor desempenho teremos, tanto acadêmico quanto profissional.

Atualmente, o acesso ilimitado à rede de informações favorece muito esse contato nas diferentes situações do cotidiano. Temos, portanto, importante papel ativo na construção desse conhecimento, que se produz pelo estabelecimento de relações entre as mais diversas informações, sobre as quais refletimos, atribuímos sentido a elas e operamos a transformação no conhecimento.

Nesse processo, a leitura se constitui numa habilidade decisiva para a construção do conhecimento. É muito comum as pessoas dizerem que não gostam de ler e que não leem com frequência. Para muitas pessoas, ler é apenas decodificar a mensagem para depois, reproduzi-la. Para outros, a dificuldade de memorizar tudo o que leem leva ao distanciamento do ato de ler e consequente rejeição da leitura. Alguns acreditam que não se produz conhecimento enquanto não houver maturidade para isso.

Quando acreditamos que somos capazes apenas de reproduzir informações e não de produzir conhecimento é como se, ao entrarmos na escola ou na faculdade, tivéssemos acabado de nascer e não fôssemos capazes de ter ideias próprias, não fôssemos capazes de pensar, refletir e criar. Esse pensamento é prejudicial, por transformar-se num bloqueio para o leitor que acredita não ser totalmente capaz de compreender o que um texto diz. Então muitas pessoas acabam não lendo por causa do mito da incapacidade.

Ler não é simplesmente decodificar letras. Não lemos apenas palavras, mas também imagens, gestos, expressões faciais, comportamentos e atitudes. Ler é compreender o mundo que nos cerca. Ler é tomar contato com o pensamento do outro para poder criar o próprio pensamento. Para tanto, não podemos ficar passivos diante de um texto; devemos ser um leitor crítico que pode concordar ou discordar, que pode criar novas ideias a partir da leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com