TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O rapaz do campo que vivia na cidade

Por:   •  25/9/2016  •  Abstract  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

O rapaz do campo que vivia na cidade

Ele estava debruçado na janela a observar a cidade. Um meio que lhe era estranho, cheio de agitação num vai e vem de pessoas que por ali passavam, de carro ou a pé. Tudo lhe parecia tão aborrecido lá fora, mas a realidade era a mesma cá dentro. Os pais atarefados com as preocupações habituais e as mesmas lamentações, o almoço feito á pressa pela mãe enquanto esta se queixava que iria chegar tarde ao trabalho, o pai com os seus queixumes da empresa de negócios de que fazia parte. Tudo era muito regular e cinzento. Nada mudava e dia após dia ele ia ficando mais solitário. A doença já não ajudava e apesar dos esforços dos pais para o fazer sentir-se bem, ele não se sentia de todo. Ele não gostava desta vida, desta rotina. Então, um dia, quando os primeiros raios de luz atingiram a janela do seu quarto, ele levantou-se. Preparou-se como em qualquer outro dia de que ele não gostava e pegou numa mochila. Uma mochila grande, com espaço sufeciente para levar as suas coisas mais importantes. Tomou o pequeno-almoço juntamente com os pais sem dizer palavra ou som. E quando tudo já estava calmo e tinha a certeza de que os seus pais estariam já longe, pôs a sua mochila grande ás costas deixando um envelope na mesa principal, com uma carta de despedida. Depois de tomada essa decisão, ele não podia voltar atrás com a sua palavra. Então foi seguindo pela rua agitada que lhe aborrecia e desconcentrava dos seus profundos pensamentos. Já tinha tudo planeado. Já não era a primeira vez que pensara em partir, sendo que já tinha bilhetes para o lugar onde sempre desejara viver. Foi de comboio que ele chegou á pequena terra onde tinha passado parte da sua infância com o seu avô. Ele tinha um encanto muito especial pelo avô. Era ele, o avô Miguel, que lhe ensinará a apreciar a natureza e a ter gosto pelo campo. Contente por estar de volta após todo este tempo, sorriu verificando que nada havia mudado desde que partira para a cidade. Não pode perder mais tempo, ele mal podia esperar por ver o Avô Miguel, por ouvir as suas histórias sábias e ternas sobre a sua vida de miúdo e como tudo era tão mais honesto na sua época. O avô Miguel sorriu ao ver o neto soltando uma pequena gargalhada enquanto o abraçava.

- Há quanto tempo...- relembrava o avô Miguel.

- Pois é. Mas tu sabes bem porque voltei avô. Tu sabes bem, que eu não viveria naquela cidade da barafunda e de agitação durante muito mais tempo. Sabes bem, que eu gosto é de estar aqui no campo junto a ti.

- Pois sei, pois sei. Mas a tua mãe nunca gostou do campo. Quando ela era pequena tentei ensina-la a gostar disto, desta vida honesta onde depois de um dia árduo de trabalho ao sol chegamos á noite felizes e cansados, mas sobretudo orgulhosos pelo o que fizemos. Eu posso não perceber nada das coisas que vos ensinam hoje na escola, nem das tecnologias atuais, mas a minha experiencia de vida e o meu campo é sufeciente para mim, e estou feliz assim.

- Como eu te compreendo, avô Miguel. Mas não te massacres mais. De agora em diante, viveremos juntos aqui no campo, trabalharemos os dois ao sol, jantaremos os dois devagar, cansados e felizes, e agradeceremos todos os dias por sermos tâo sortudos em termos comida, casa e uma vida honesta.

- Obrigado, meu neto. Agradeco-te imenso o que estás a fazer por mim.

- De nada avô, mas só se me contar aquela história sobre a sua infância.

- Claro que conto, se for preciso, conto-a mais que uma vez, mas isso será noutra história porque agora esta, chegou ao fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com