TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVO FIXO PROJETADO NA DIRECÇÃO DA "METAMORFOSE" FRANÇA KAFKA

Projeto de pesquisa: OBJETIVO FIXO PROJETADO NA DIRECÇÃO DA "METAMORFOSE" FRANÇA KAFKA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

O ENREDO FICCIONAL PROJETADO

NA NARRATIVA “A METAMORFOSE” DE FRANZ KAFKA

Resumo

O presente trabalho consiste na análise de alguns aspectos da obra de Franz Kafka, abordando o enredo e o ambiente ficcional dentro da narrativa “A Metamorfose”, apresentando de forma detalhada a vida de um caixeiro-viajante que preocupado com a família e despesas da casa, abdica de sua vida particular, passando assim por uma metamorfose física.

Palavras – chaves: Enredo, Ambiente, Narrativa Moderna, Gregor Samsa

Franz Kafka, escritor Tcheco de expressão alemã(1883-1924). Consagrou-se na carreira de escritor. A maior parte de sua obra – contos, novelas, romances, cartas e diários, todos escritos em alemão. Quase desconhecido em vida, o autor de O processo, O castelo, A metamorfose e outras obras- primas da prosa universal é considerado hoje – ao lado de Proust e Joyce – um dos maiores escritores do século XX.

1. O ENREDO FICCIONAL

O enredo ficcional constitui o conjunto dos fatos de uma história. Segundo Gancho(1997), é a lógica interna do enredo, que o torna verdadeiro para o leitor; é, pois, a essência do texto de ficção.

A narrativa A metamorfose se passa na Europa no ano de 1912, classificando- se como uma narrativa moderna de cunho social. A história se passa dentro da casa, predominando o quarto (lugar físico), que reflete as emoções, conflitos dos personagens.

1.1 COISIFICAÇÃO DO PERSONAGEM

Gregor Samsa era um caixeiro – viajante, e a profissão para ele preenchia toda sua vida. Isto porque ele trabalhava não só para suprir suas necessidades, mas pelo pai “invalido” e detentor de uma dívida enorme a qual Gregor procura sanar, pela mãe idosa e doentia, e pela irmã ingênua. Toda a família dependia do trabalho de Samsa para sobreviver, pois isso confiavam e apoiavam- se nele. Estranhamente até mais do que isso parasitavam- no, transformando/ tornando-o escravo do trabalho. Até que um dia ele acorda transformado em um inseto.

Quando certa manhã Gregor Samsa despertou, depois de um sono intranquilo, achou – se em sua cama convertido em um monstruoso inseto. Estava deitado sobre a dura carapaça de suas costas, e ao erguer um pouco a cabeça viu a figura convexa de seu ventre escuro, sulcado por pronunciadas ondulações, em cuja proeminência a colcha, que estava a ponto de escorregar para o solo, mal podia se manter. Inúmeras patas, lamentavelmente esquálidas em comparação com a grossura comum de suas pernas, ofereciam a seus olhos o espetáculo de uma agitação sem consistência. (KAFKA,1999 p. 13).

Através do texto selecionado, podemos observar que não só a vida do protagonista passa por uma mudança, mas, por conseguinte a rotina cotidiana de sua família muda completamente.

2. AMBIENTE FICCIONAL

O ambiente ficcional constitui – se num misto de espaço, tempo, e clima, pois é através da intersecção desses elementos da narrativa que se obtém o ambiente. Segundo Gancho, trata-se de um espaço carregado de características socioeconômicas, morais, psicológicas, em que vivem as personagens.

2.1 A MUDANÇA NA VIDA DOS PERSONAGENS

A partir dessa metamorfose física, a vida da família Samsa sofre enorme abalo. O pai teve que voltar a trabalhar, a casa teve que ser disponibilizada a fim de receber hóspedes, ou seja, passa a ser uma pensão. Até mesmo a irmã aos dezessete anos arranja um emprego, com isso as relações intrafamiliares sofrem alterações significativas. Para o pai Gregor passa a ser um “peso morto”, imprestável, para mãe objeto de repulsa, para a irmã um empecilho. Agora Gregor era um parasita.

“Já no primeiro dia o pai expôs à mãe e a irmã a verdadeira situação econômica da família e as perspectivas que adiante desta se abriam. De vez em quando, levantava-se da mesa para procurar em sua pequena caixa de papéis – salva da falência cinco anos antes – algum documento ou livro de notas. Ouvia-se o ruído da complicada fechadura ao abrir e tornar a fechar-se depois que o pai tirava o que tinha ido buscar”. (KAFKA, 1999 p.31).

O quarto de Gregor Samsa é o ambiente mais presente na narrativa, sendo nele que Gregor, depois de sua metamorfose, passa a maior parte do tempo. É considerado um estorvo pela própria família, é isolado e trancado em seu quarto, Gregor passa a ser tratado com distanciamento. Grete, sua irmã, inicialmente, presta uma atenção distanciada do irmão, devido ao seu espanto e temor. Ela procura ajudá-lo levando em seu quarto resto de alimentos e vendo que seu irmão com dificuldades para transitar dentro do quarto pede à mãe que retire os objetos, móveis. Ficando assim como uma boa lembrança seu retrato na parede, sendo assim lembrança de quando era um homem. Gregor sofre muito pelo fato de ser desprezado por sua família, até sua própria irmã que o mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com