TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE CONCEITOS FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIALISTAS OBSERVADOS NA OBRA ‘A METAMORFOSE’ DE FRANZ KAFKA

Por:   •  19/3/2017  •  Seminário  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC

CURSO DE PSICOLOGIA

FUNDAMENTOS DA FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO

ANÁLISE DE CONCEITOS FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIALISTAS OBSERVADOS NA OBRA ‘A METAMORFOSE’ DE FRANZ KAFKA

SONIA RIBEIRO DE BRITO

LARREINE OLÁVIO

VITÓRIA DA CONQUISTA, 2016/2

SONIA RIBEIRO DE BRITO

LARREINE OLÁVIO

ANÁLISE DE CONCEITOS FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIALISTAS OBSERVADOS NA OBRA ‘A METAMORFOSE’ DE FRANZ KAFKA

Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina Fundamentos da Fenomenologia e Existencialismo, sob a orientação da professora Me. Monique Brito.

Vitória da Conquista, 2016/2

  1. INTRODUÇÃO

A fenomenologia, segundo Husserl (1990) citado por Borba (2010, p. 90), “designa uma ciência, uma conexão de disciplinas científica; mas ao mesmo tempo e acima de tudo, ‘fenomenologia’ designa um método e uma atitude intelectual especificamente filosófica, o método especificamente filosófico”.

Já o existencialismo é definido por Abbagnano (1984) citado por Ewaldo (2008, p. 156)

[...] como análise da existência, desde que por existência se entenda o modo de ser do homem no mundo. O existencialismo é assim caracterizado, em primeiro lugar, pelo fato de questionar o modo de ser do homem; e, dado que entende este modo de ser como modo de ser no mundo, caracteriza-se em segundo lugar pelo fato de questionar o próprio ‘mundo’, sem por isso pressupor o ser como já dado ou constituído. [...] A relação homem-mundo constitui assim o tema único de toda filosofia existencialista. (Grifos do autor).

O objeto de estudo deste trabalho é a obra ‘A metamorfose’ de Franz Kafka, na qual serão identificados conceitos encontrados tanto na fenomenologia quanto no existencialismo.

  1. FRANZ KAFKA

Para confecção deste trabalho julgamos por bem compor uma descrição da vida de Kafka. Para tanto, citamos a biografia resumida do autor, elaborada por Modesto Carone, em uma das obras de Kafka, a saber, O castelo.  

“Franz Kafka nasceu em 3 de julho de 1883 na cidade de Praga [...] Era o filho mais velho de Hermann Kafka, comerciante judeu, e de sua esposa, Julie, nascida Lõwi. Fez seus estudos naquela capital, primeiro no ginásio alemão, mais tarde na universidade onde se formou em Direito em 1906.Trabalhou como advogado por algum tempo. Ainda que duas vezes tenha firmado noivado com a mesma mulher, Felice Bauer, não se casou – nem com ela, nem com outras mulheres que marcaram sua vida como Milena Jesenká, Julie Wohryzek e Dora Diamant. Em 1917, sofreu a primeira hemoptise de tuberculose que iria matá-lo sete anos mais tarde.Alternando temporadas em sanatórios com o trabalho burocrático, nunca deixou de escrever, embora tenha publicado pouco e, já no fim da vida pediu ao amigo Max Brod que queimasse seus escritos – no que evidentemente não foi atendido.Viveu praticamente a vida inteira em Praga, exceção feita ao período final (novembro de 1923 a março de 1924), passado em Berlim, onde ficou longe da presença esmagadora do pai, que não reconhecia a legitimidade da sua carreira de escritor. A maior parte de sua obra – contos, novelas, romances, cartas e diários, todos escritos em alemão – foi publicada postumamente.Falecido no sanatório de Kieling, perto de Viena, Áustria, no dia 3 de junho de 1924, um mês antes de completar 41 anos de idade, Franz Kafka está enterrado no cemitério judaico de Praga. Quase desconhecido em vida, o autor de O processo, O castelo, A metamorfose e outras obras-primas da prosa universal é considerado hoje – ao lado de Proust e Joyce – um dos maiores escritores do século XX”.

  1. A METAMORFOSE

A metamorfose trata-se de uma novela de estilo surrealista, escrita em 1912, a qual narra a história de Gregor Samsa, um caixeiro viajante que, ao acordar um dia para ir para trabalho, vê-se metamorfoseado em uma barata. Gregor levava uma vida totalmente voltada para seu trabalho, Visto que era responsável financeiramente pela família (KAFKA, 2009).

Sua família é composta por seu pai, Sr. Samsa e sua mãe, Sra. Samsa e sua irmã Grete, e convivia ainda com a empregada, Ana. Gregor se via obrigado a permanecer num trabalho que odiava devido a obrigação do pagamento de uma dívida que sua família contraíra com seu chefe (KAFKA, 2009).

Nesse emprego, submetia-se a carga excessiva de trabalho e, até mesmo à assedio moral de seu chefe em detrimento do sustento da família. Gregor mantinha exatamente a mesma rotina de sempre até o dia de sua transformação, momento no qual ele, pela primeira vez desde que iniciara em seu trabalho, perdeu a hora de ir ao trabalho (KAFKA, 2009).

Atrasos eram tão raros no comportamento de Gregor que seus familiares estranharam e se dispuseram a chamar-lhe e até seu gerente foi até a sua casa ver o que havia acontecido. Em meio a imensas dificuldades de lidar com a nova forma física, ele se debate até que em um certo momento consegue chegar até a porta e abri-la (KAFKA, 2009).

Ao abrir a porta, levou todos à um estado de choque por ver sua condição: um enorme e assustador inseto. A partir desse momento, toda família sofre uma transformação, não física, mas de vivência e rotinas, o pai volta a trabalhar, a mãe começa a costurar para uma empresa e a irmã consegue um emprego em uma loja, contiveram seus gastos, pois perderam uma importante fonte de renda após a metamorfose de Gregor e agora ajudavam-se e elogiavam-se mutuamente (KAFKA, 2009).

No entanto, devido a nova forma de Gregor, ele foi isolado pela família em seu quarto, de onde conseguia constantemente ouvir as lamentações de sua família a respeito do que lhe acontecera e da intenção de livrar-se dele. Até que, depois de um episódio desconfortável com os inquilinos da hospedaria que sua casa agora se tornara faz com que Gregor não consiga manter suas forças e, no dia seguinte ele é encontrado morto em seu quarto (KAFKA,2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (305.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com