TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVOS E CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM GUIANDO A PRÁTICA DOCENTE

Artigos Científicos: OBJETIVOS E CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM GUIANDO A PRÁTICA DOCENTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

Sabemos que a conduta do professor em sala de aula decorre de diversos fatores, penso que dois fatores são cruciais para a prática docente do professor de Língua Portuguesa: os objetivos que este almeja com o ensino de língua materna e a concepção de linguagem em que ele embasa suas atividades de ensino. Partindo desse pressuposto, essa pesquisa bibliográfica aponta objetivos para o ensino de Língua Portuguesa a seus falantes nativos, demonstrando que a conduta do docente varia de acordo com os objetivos por ele desejados.

O processo de ensino/aprendizagem de língua materna tem sido alvo de discussões dos especialistas em linguística que criticam o modo como a escola trata o ensino da linguagem.

Tais críticas recaem principalmente ao ensino tradicional e sobre seu caráter excessivamente normativo no trabalho com a linguagem. Segundo as críticas, as nossas escolas, além de desconsiderarem a realidade multifacetada da língua, colocaram de forma desproporcional a transmissão de regras e conceitos presentes nas gramáticas tradicionais como objeto nuclear de estudo, confundindo, em consequência, ensino de língua com o ensino de gramática. Enquanto isso, aspectos relevantes de ensino da língua materna, como a leitura e produção de textos, acabaram sendo deixados de lado.

A prática docente do professor de Língua Portuguesa decorre de diversos fatores, existe dois fatores que são cruciais para essa prática docente: os objetivos com o ensino de língua materna e a concepção de linguagem.

Competência comunicativa é saber adequar a língua às diferentes situações de comunicação. Tal competência implica outras duas: a gramatical, também chamada de lingüística, e a textual.

A competência gramatical é a capacidade de gerar seqüências lingüísticas gramaticais aceitáveis como uma construção da língua. Já a competência textual, é a capacidade de saber produzir e compreender textos, para esta, são necessárias algumas capacidades textuais, que são: a formativa – produzir e compreender um ilimitado número de textos, assim como avaliar a boa ou má formação de um texto, sabendo distinguir-lo entre texto e não-texto; a transformativa – modificar textos por meio de resumos, paráfrases, sínteses, entre outros, assim como perceber se as modificações são coerentes ao texto original; e, por fim, a qualificativa – que consiste basicamente na capacidade de distinguir a que tipo de texto pertence um determinado texto. Essa última capacidade se relaciona com a primeira, a formativa, pois também se espera que o usuário seja capaz de produzir diversos tipos textuais.

A questão dos objetivos de se ensinar Língua Portuguesa para falantes nativos desta língua, nos aponta diversas reflexões que relatam os principais objetivos para o ensino língua materna.

*Desenvolver a competência comunicativa dos usuários da língua. Esses usuários são os que interpretam a língua: ouvintes e leitores, e os que produzem a língua: falantes e escritores. Competência comunicativa é saber adequar a língua as diferentes situações de comunicação, e o professor que tem por objetivo desenvolver esta competência em seus alunos, trabalhará com uma grande variedade de textos com variadas situações comunicativas para que o aluno aprenda a adequar a língua as diferentes situações comunicativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com