TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA

Ensaios: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  7.878 Palavras (32 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 32

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA-ENSINO SUPERIOR

TRABALHO DESENVOLVIDO PARA DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORA: Ma. MARIA CLOTILDE PIRES BASTOS

Aline Suelen Monteiro Arruda RA366664 E-mail suelen-arruda@hotmail.com

Ailton Soares Pinheiro RA387880E-mail ailtonsoares31@gmail.com

RosanaPereira de Souza RA 366816E-mailrosana07pereira@hotmail.com

Raquel de Oliveira Camaras RA357397 E-mail raquel3366@hotmail.com

Rúbia Jalva Costa Nascimento RA 367957 E-mailrubiasilva.41@gmail.com

MANAUS-AM

2014

SUMÁRIO

Introdução----------------------------------------------------------------------------------------------------------03

Atribuições do MEC-----------------------------------------------------------------------------------------------04

Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental ----------------------05

Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de 9 anos ----------------------------------------06

Atribuições do Órgão----------------------------------------------------------------------------------------------09

Órgão da União do MEC------------------------------------------------------------------------------------------12

Mapa Conceitual---------------------------------------------------------------------------------------------------14

Considerações Finais-----------------------------------------------------------------------------------------------15

Referências Bibliográficas---------------------------------------------------------------------------------------17

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado para que possamos entender a estrutura e funcionamento da educação no ensino fundamental de nove anos. Foi confeccionado um mapa conceitual para que fossem observadas as atribuições do MEC no Brasil. Mais especificamente mostrar o sistema organizacional do MEC, observando se há vantagens e desvantagens no ensino fundamental de nove anos. Acredita-se que a mudança na estrutura do Ensino Fundamental não deve se restringir ao que fazer exclusivamente nos primeiros anos, pois este é o momento para repensar todo o Ensino Fundamental. É no momento da implantação que os sistemas, terão a oportunidade de rever currículos, conteúdos, práticas pedagógica para todo o Ensino Fundamental. Estando a criança no ensino obrigatório ela precisa ser atendida em todos os objetivos legais e pedagógicos estabelecidos para essa etapa de ensino.

Portanto, procura-se, neste trabalho, retratar uma realidade local sobre a ampliação do ensino fundamental para nove anos, bem como para as necessidades de que aspectos estruturantes da escola precisam ser analisados e reelaborados conforme a legislação vigente.

03

AS ATRIBUIÇOES DO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO

O MEC (Ministério da Educação) foi criado no ano de 1930. Recebeu o nome de Ministério da Educação e saúde Pública, onde eramdesenvolvidas atividades pertinentes a vários ministérios da educação, esporte e ao lazer.

Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo a centralização do MEC. O sistema educacional brasileiro era centralizado e o modelo era seguido por todos os estados e municípios.

Uma nova reforma na educação brasileira foi implantada em 1996. Trata-se da mais recente LDB, que trouxe diversas mudanças às leis anteriores, com a inclusão da educação infantil (creches e pré-escola). A formação adequada dos profissionais da educação básica também foi priorizada com um capítulo específico para tratar do assunto.

A Secretaria de Educação Básica zela pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. São dois os principais documentos norteadores da educação básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 10.172/2001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil.

04

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIAL E DO ENSINO FUNDAMENTAL

A Educação Brasileira vive de mudanças, quando na verdade deveria haver era uma educação de qualidade para todos os cidadãos brasileiros.

A Educação faz cidadão, e deveria ser melhorada para que o povo brasileiro pudesse dar mais valorização. Pois o cidadão brasileiro precisa resgatar a qualidade de ensino, valorizando o treinamento dos profissionais da educação, pois o educador necessita de uma boa qualificação, para que as práticas educativas sejam de qualidades no processo ensino aprendizagem.

A formação continuada, o incentivo a pesquisa, contribuirá satisfatoriamente para o resgate da boa qualidade do ensino aprendizagem de forma geral.

Os baixos índices de desempenho escolar, a evasão e a reprovação, e a fragmentação do ensino, ficarão para trás no momento em que o Ensino e a Aprendizagem forem entendidos como um processo produtivo e o educador deixar de ser um educador aleiram para ser um agente de construção de conhecimento, ou seja, um mediador que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com