TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ANOS INICIAIS DO ENSINO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  24/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.840 Palavras (24 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 24

E. E. B. WANDERLEY JUNIOR

CURSO DE MAGISTÉRIO - HABILITAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MARIA DAS GRAÇAS DE JESUS LIMA SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ANOS INICIAIS DO ENSINO DO ENSINO FUNDAMENTAL

SÃO JOSÉ

2017

MARIA DAS GRAÇAS DE JESUS LIMA SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ANOS INICIAIS DO ENSINO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório da Prática de Ensino apresentado como requisito para aprovação na disciplina F.T.M. Estagio Curricular Supervisionado- Educação Infantil, na EEB Wanderley Junior.

Professora Orientadora: Renata do Prado Souza

SÃO JOSÉ

2017

Sumário

1 INTRODUÇÃO 4

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 5

3. CARACTERIZAÇÃO DO GRUPO 13

3.1 A SALA 14

3.2 AS CRIANÇAS 14

3.3 OS (AS) PROFISSIONAIS 14

4 REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES 16

4.1 PRIMEIRA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE 16

4.2 SEGUNDA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE 18

4.3 TERCEIRA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE 20

4.4 QUARTA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE 22

4.5 QUINTA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE 24

4.6 SEXTA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE 25

5 PLANO DO PROJETO COLETIVO 26

6 REGISTRO DA EXECUÇÃO DO PROJETO COLETIVO 29

7 PLANO DE AULA 30

8 REGISTRO DA EXECUÇÃO DA DOCÊNCIA 39

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS 40

10 REFERÊNCIAS 41

11 AUTOAVALIAÇÃO 42

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do presente relatório é evidenciar as conclusões das observações realizadas no estágio obrigatório do curso de magistério, realizado na Escola de Educação Básica Juscelino Kubitschek, localizada na cidade de São José, Rua Jacob Sens, s/n, bairro Areias.

Nas atividades desenvolvidas no decorrer do estágio de observação foram observadas a prática docência da professora Marizete Nunes, como também a análise crítica, da situação de ensino/aprendizagem do Ensino Fundamental do 1º ano, com a intenção de registrar tudo o que foi visto por mim, no que corresponde as experiências vividas durante o estágio de observação e regência. Desse modo, a observação é um instrumento que nos permite realizar uma análise da metodologia, que visa conhecer as normas e regras de funcionamentos que regem a aula, adequando ao contexto da qual serão postas em prática.

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A E.E.B. Presidente Juscelino Kubitschek foi fundada em 18 de junho de 1975 em homenagem ao político Juscelino Kubitschek; localizada na Rua Jacob Sens, s/n, bairro Areias, na cidade de São José, Grande Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. Está instalada numa área de aproximadamente dez mil metros quadrados, com 20 (vinte) salas de aulas, sendo 1(um) prédio principal de dois pavimentos, onde funciona no piso térreo a direção, secretaria, SAEDE, sala informatizada, sala do Projeto Mais Educação, orientação educacional, sala dos professores, depósitos (I, II, III e IV), cozinha, refeitório e 5 banheiros; no piso superior 10 salas de aulas, 1 (uma) outra estrutura de piso térreo com 8 (oito) salas, sendo 7 (sete) salas de aulas e a biblioteca, 1 (um) bloco com 2 (duas) peças, e 1 (uma) sala de aula; 1 (uma) casa com 1 (uma) sala de aula e 2 (dois) WC infantil; atende o Ensino Fundamental de 8 e 9 anos e Ensino Médio com um total de aproximadamente 1300 alunos distribuídos em três turnos (matutino, vespertino e noturno).

A escola nasceu da necessidade de valorizar e atender crianças e jovens desta comunidade e localidades vizinhas, tendo um olhar voltado para o ser humano e com uma política de inclusão, de forma a oferecer uma educação de qualidade para todos, resgatando os valores, a autoestima e a dignidade contribuindo assim para a formação da cidadania.

A comunidade é formada por famílias, várias delas com problemas sociais e econômicos; muitos alunos têm baixos índices de aprendizagem e problemas de disciplina.

A falta de comprometimento e ações conjuntas nas tomadas de decisões cotidianas impede o sucesso da missão educacional.

A direção é composta pela diretora Eunice knoner Campos e dois assessores Carlos Alberto da Cunha Filho e Irajá Barão Filho.

O objetivo geral do EEB Pres. Juscelino Kubitschek tem como prioridade oferecer aos alunos um espaço favorável ao ensino e a aprendizagem, voltados para a construção, elaboração e ampliação do conhecimento, de acordo com a legislação vigente, com base no respeito às diferenças, visando à aquisição de habilidades e competências necessárias a sociedade contemporânea.

Os objetivos específicos do EEB Pres. Juscelino Kubitschek são:

• Promover a alfabetização, o letramento, o gosto pela leitura e o raciocínio lógico matemático dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental;

• Organizar o conhecimento das diversas áreas nos Anos Finais do Ensino Fundamental para proporcionar o desenvolvimento das habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com