TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FATORES DA INDUSTRIALIZAÇÃO

Por:   •  3/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Antes da independência, EUA era formado por treze colônias, controlados por uma metrópole, a Inglaterra. Os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa.

Entre os anos de 1759 e 1763, ocorreu a chamada Guerra dos 7 anos, onde a Inglaterra e a França lutaram pelos territórios da América do Norte, sendo a Inglaterra vencedora.

No dia 04 de julho, os colonos declararam independência da Inglaterra e começam a Guerra da Independência das Treze Colônias, por fim vencendo-a.

OS FATORES DA INDUSTRIALIZAÇÃO

O território americano, que ainda era do reino unido, recebeu um grande fluxo de imigrantes britânicos nas colônias do Norte, que fugiam de perseguições políticas e religiosas e em busca de uma vida melhor, foram se estabelecendo nem trecho conhecido como Nova Inglaterra e desenvolveram uma agricultura diversificada, a policultura.

Cidades começaram a surgir e crescer rapidamente e teve inicio uma atividade manufatureira, pois vários imigrantes trouxeram habilidades e ferramentas e assim foi se estruturando um mercado interno.

Nas Colônias do Norte, tinha uma colonização de povoamento, já nas colônias do Sul imperava a colonização de exploração, estruturada sobre a exploração do trabalho escravo.

A economia sulista era baseada em PLANTATIONS, que eram grandes propriedades monocultoras nas quais se cultivava o algodão e utilizava trabalho escravo.

Já nas colônias do Norte, os capitais se concentravam na mão da Burguesia Nascente, e com isso os capitalistas começaram a ter suas próprias opiniões deixando os britânicos insatisfeitos, causando guerra entre a colônia e a metrópole e a independência política, que fez eua o primeiro país livre da América.

Os fatores de ordem natural também foram muitos importantes no processo de industrialização. O nordeste do país, além de estar próximo ao Oceano, possui grandes reservas de carvão e importantes jazidas de minério de ferro.

ARRANCADA INDUSTRIAL

Após a independência, as diferenças econômicas, sociais e culturais entre os nortistas, das colônias de povoamento e os sulistas, das colônias de exploração, vieram à tona e acabou desencadeando um conflito armado, séc.XIX.

No Sul, em decadência política e econômica e na tentativa de manter seu poder criaram os Estados Confederados da América. Com isso, esses estados se separaram da federação americana, dominada pelo Norte, provocando a Guerra Civil Americana ou Guerra da Secessão.

A vitória do Norte, resultou na manutenção da unidade territorial do país.

1862, foi elaborada a Lei de Lincoln (Homestead Act), que daria as famílias 65 hectares de terra se migrassem para o Oeste e se elas se fixassem lá por pelo menos 5 anos, ganhariam sua posse definitiva.

Entre 1850 e 2010 os Estados unidos foi o país que teve o maior fluxo migratório do planeta, cerca de 74 milhões de pessoas.

NORDESTE: LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL E DECADÊNCIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com