TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS GÊNEROS DO NARRAR

Artigos Científicos: OS GÊNEROS DO NARRAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Vygotsky entendia que o ser humano é e está situado e constituído historicamente através da linguagem. É por meio desta que se estabelece a comunicação, seja escrita ou oral. Ou seja, é um dos elementos para que ocorra a mediação.

O objetivo deste texto é uma reflexão sobre os gêneros do narrar e sua possível ligação com a linguagem corporal. Para isso, o estudo é dividido em duas partes. Na primeira, apresenta-se o conceito de gênero textual e os diferentes tipos do gênero narrar. Na segunda parte, trata-se da linguagem corporal como forma de comunicação, sua importância na comunicação do professor com o aluno e vice-versa e apresentam-se tipos de atividades com os quais se pode explorar a linguagem corporal.

Para sua realização, usou-se a pesquisa bibliográfica e exploratória, de natureza qualitativa.

2 OS GÊNEROS DO NARRAR

2.1 Conceituação de gênero do narrar

A narrativa é quase tão antiga quanto a humanidade. A partir do momento em que os seres humanos começaram a se comunicar através da fala surgiram as narrativas.

A partir da década de 1990, começaram discussões linguísticas referentes a tipo e gênero textual. Para Travaglia (2007), os textos podem ser classificados em tipo, gênero e espécie. Em relação a gênero, os textos exercem funções sociocomunicativas, que nem sempre são facilmente explicáveis. Segundo Travaglia (2007), a narração é um “tipo”, enquanto romances, contos, novelas etc são “gêneros”. O que diferencia tipo de gênero é o conteúdo.

Por sua vez, Oliveira (2010, p.14) considera que há uma “rede intrincada de conceitos”: “considera-se um processo de elaboração de enunciados, o narrar e não um produto, a narrativa.”

A respeito do conceito de gênero, Marcuschi (2002 apud BARROS ET AL., 2006, p.169) considera:

Uma noção propositadamente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Se os tipos textuais são apenas meia dúzia, os gêneros são inúmeros. Alguns exemplos de gêneros textuais seriam: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal (...).

Conforme se depreende do conceito de gênero textual, existem inúmeros exemplos, como se vê a seguir.

2.2 Tipos de gêneros do narrar

O agrupamento da ordem do narrar envolve os gêneros do domínio da literatura de ficção, com valor estético, como é o caso de: romance, contos, contos de fada, fábulas, lendas, narrativas de aventura, de enigma, ficção científica, crônica literária, peças de teatro, novelas, apólogos, parábolas, mitos, biografia, epopeia, poema heroico, poema burlesco, comédia, tragédia, drama, farsa, auto, ópera. Também são da ordem do narrar: atas, notícias, anedotas, piadas, fofoca, casos (OLIVEIRA, 2010, p.69).

De acordo com Marcuschi (2002 apud BARROS ET AL., 2006), os gêneros são inúmeros. Por isso, são especificadas as características dos mais usuais na escola.

• Conto: narrativa curta, com tempo e personagens reduzidos em função de possuir apenas um núcleo.

• Fábula: é similar ao conto em termos de personagens e extensão, mas possui um objetivo claro é o de passar algum ensinamento (moral). Outro diferencial é que os personagens são animais, que agem como se fossem seres humanos.

• Lenda: história fictícia para explicar origens de costumes e fatos.

• Romance: texto narrativo composto por vários núcleos que convergem para a trama principal. Possui vários personagens e sua duração pode ser longa.

• Apólogo: é semelhante à fábula, com ensinamento moral, mas os personagens são seres inanimados.

• Crônica: narração que envolve fatos do cotidiano, em curto espaço de tempo.

3 LINGUAGEM CORPORAL

3.1 Conceito de linguagem corporal

As pessoas demonstram seus sentimentos através de reações corporais. É o que se chama de linguagem corporal. A linguagem verbal geralmente é calculada, enquanto a do corpo é muitas inconsciente.

Segundo Jesus e Oliveira (2010, p.12), “os estudiosos da linguagem corporal concordam que é esta que tem maior impacto numa mensagem, sendo que cerca de um terço corresponde ao impacto da informação vocal” e o restante à corporal.

A linguagem do corpo revela muitas coisas. Por exemplo, numa conversa, o movimento das mãos, dos olhos, dos pés, manifestam o que se passa no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com