TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS DIDÁTICOS

Dissertações: OS JOGOS DIDÁTICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE PESQUISAS

“OS JOGOS DIDÁTICOS”

São Bento – MA.

2013

3 Justificativa

Ultimamente o jogo tem sido bastante utilizado nas escolas na tentativa de trazer o lúdico para a sala de aula. Em relação à utilização do jogo na matemática, isso deve as novas tendências teóricas e uma delas é a socioetnocultural, onde tem como inspirador Paulo freire e da D’ambrio os quais colocam o anulo ao ir para escola já traz consigo uma vasta bagagem cultural rica em conhecimentos matemáticos; e cada grupo cultural possui um modo diferente de matematizar e cabe ao professor aproveitar-se disso para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com essa concepção, o conhecimento matemático é dinâmico e pode ser percebido explicado, construído e entendido de diversas maneiras, reconhecendo que cada aluno possui a sua forma de matematizar uma situação.

Nesta perspectiva, a disciplina matemática não apenas se preocupa em desenvolver o raciocínio lógico do aluno, mas também a criatividade, o pensamento independente, bem como a capacidade de resolver problemas, o que favorece a compreensão do mundo e a formação do pensamento critico e a integração na sociedade.

Dentro desse contexto, os jogos de se tornam importantes ferramentas de aplicabilidade na matemática, uma vez que estes auxiliam o aluno a pensar com clareza, desenvolvendo sua criatividade e seu raciocínio lógico à medida que leva o aluno a enfrentar situações conflitantes relacionadas com o seu cotidiano.

Assim, jogando o aluno vai construindo seu conhecimento matemático ao lado de aquisição de atitudes; desenvolvendo sua concentração, sua curiosidade, a consciência de grupo, o companheirismo, a sua autoconfiança e sua alta estima; pois ao tomar decisões durante o jogo para obter os resultados desejados, estas mesmas regras fazem com os alunos construam os seus limites, agindo como sujeitos de aprendizagem, a qual reflete a sua formação de endividou. Alem disso jogo também auxilia no desenvolvimento da linguagem, pois em muitos momentos o aluno será instigado a posicionar-se criticamente frete a algumas situações.

4 – Problemática

 Até que ponto o jogo didático pode ser fundamental no processo de aquisição do conhecimento matemático no ensino fundamental de 2º e 3º ano.

 Ate que ponto o aprendizado das quatro operações pode ser facilitadas pelo uso doa jogos.

5 – Formulação de Hipóteses

 De que forma a matemática vem contribuindo para a empatia e desanimo dos alunos?

 A forma tradicional de trabalhar as quatros operações, seria a causa do desanimo dos alunos?

6 – Objetivo

6.1 – Objetivo Geral

 Desenvolver o raciocínio lógico, o trabalhão em grupo da linguagem oral e escrita, de diferentes habilidades de pensamentos.

6.2 – Objetivo Especifico

 Despertar o interesse da criança através de jogos.

 Estimular a criança a criar suas próprias hipóteses e estratégias de resolução.

7 – Referencial Teórico

A utilização de problemas na matemática de eficiente, pois sua aplicação é feita com o objetivo único de empregar e exercitar o que foi ensinado teoricamente. O ponto de partida não deve ser a definição e sim o desafio, ao reproduzir os processos pelos os quais alguns conceitos matemáticos formam desenvolvidos, a partir de necessidades de diferentes povos e culturas, o professor tem a chance de estimular os alunos a capacidade de dedução e o raciocínio lógico. Esses estímulos podem e devem ser feitos através de jogos e brincadeiras. (Dewey), dizia: ‘aprendemos quando compartilhamos experiências”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com