TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade

Por:   •  6/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

COLÉGIO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

ELOISA GABRYELA DE SOUZA NICÁCIO

OBESIDADE

Maceió, 2014


ELOISA GABRYELA DE SOUZA NICÁCIO

OBESIDADE

Trabalho para a obtenção de nota referente à disciplina de Educação Física, sobre a orientação do professor Adilson Alves.

Maceió, 2014

Sumário

Introdução        04

O que é Obesidade        05

Tipos de Obesidade        05

Causas da Obesidade        05

Classificação do IMC        06

Tratamento        06

Conclusão        07

Referências Bibliográficas        08


Introdução

A obesidade é o excesso de tecido adiposo. É fácil detectar e caracterizar a obesidade. Isso é feito normalmente calculando-se o índice de massa corporal (IMC), que é o resultado do peso (em quilogramas) dividido pelo quadrado da altura (em metros). O IMC normal é aquele que tem valores entre 18,4 e 24,9. Valores entre 25 e 29,9 caracterizam indivíduos com sobrepeso e valores acima de 30 são indicadores da obesidade. Os obesos classe I têm IMC’s que variam de 30 a 34,9. Os de classe II exibem IMC’s de 35 a 39,9. Acima desse valor fala-se em obesidade de classe III - ou obesidade extrema.


O que é Obesidade?

A obesidade é uma condição médica causada pelo acúmulo de gordura no corpo causada pela ingestão alimentar maior que o gasto energético correspondente, ou seja, quando o consumo de calorias é superior ao valor usado pelo organismo, gerando o acúmulo de gordura no corpo.

Tipos de Obesidade

Androide: Esse tipo é predominante em homens, embora também possa ocorrer em mulheres. A gordura se acumula principalmente nas regiões do abdômen e da cintura, como a forma de uma maçã.[pic 1]

        

        Ginoide: Esse tipo é predominante em mulheres, embora também possa ocorrer em homens. A gordura se acumula principalmente nas regiões do quadril das nádegas e pernas, como a forma de uma pera.

Obesidade nutricional: Acontece em pessoas que comem muita gordura, carboidratos e proteínas, e se deve à ingestão de alimentos sem valor nutricional adequado. 

        Obesidade comportamental: Esse tipo de obesidade se dá por causa de erros de comportamento. Hábitos alimentares inadequados, como comer em pé ou andando e comer depressa, e um estilo de vida sedentário podem causar esse tipo de obesidade.

        Obesidade psicológica: Acontece em indivíduos que passam por uma situação de depressão, ansiedade, conflito emocional, estresse, solidão, rejeição, paixão não correspondida e muitas outras, elas poderão mudar o enredo da situação e comer demais, na tentativa de compensar o problema, porém, causando a obesidade.

Causas da Obesidade

        

        Há várias causas possíveis para a obesidade: o acúmulo de gordura no corpo, uma vida sedentária e com maus hábitos alimentares, fatores genéticos, etc. A gravides e a menopausa também podem contribuir para o aumento do armazenamento da gordura na mulher com excesso de peso.

Classificação do IMC

        

        A melhor forma de classificação da obesidade é pelo cálculo do IMC. O cálculo é feito através do peso do indivíduo (kg) dividido pela sua altura (em metro) elevada ao quadrado, tendo a seguinte equação: IMC = peso/altura².  O resultado do IMC pode ser encaixado na classificação abaixo:

Menor que 18,5 Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,9 - Peso normal

Entre 25 e 29,9 - Sobrepeso (acima do peso desejado)

Igual ou acima de 30 - Obesidade.

Numa análise clínica, são levados em conta outros fatores como idade, sexo, massa muscular, entre outros.

Tratamento

        Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável do paciente.         

        A utilização de medicamentos contribui de forma modesta e temporária no caso da obesidade, e nunca devem ser usados como única forma de tratamento. Boa parte das substâncias usadas atuam no cérebro e podem provocar reações adversas graves, como: nervosismo, insônia, aumento da pressão sanguínea, batimentos cardíacos acelerados, boca seca e intestino preso. Um dos riscos mais preocupantes dos remédios para obesidade é o de se tornar dependente. Por isso, o tratamento medicamentoso da obesidade deve ser acompanhado com rigor e restrito a alguns tipos de pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com