TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações De Terminais

Trabalho Universitário: Operações De Terminais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  3.029 Palavras (13 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 13

ETAPA 2

Esta atividade é importante para você analisar na prática como se estabelece o

Processo de embalagens de materiais, bem como a localização e movimentação destes.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Ler e fazer uma síntese do artigo indicado a seguir:

• Embalagem: funções e valores da logística. Universidade Federal de Santa Catarina.

Disponível em:

<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9Rh

KKfllmavMWZhYzdmMjUtNjA4Yi00MTlkLWE4NGYtMjYzZDQyZTg0OTgy&hl=e

n>. Acesso em: 31 maio 2013.

Introdução..

A embalagem se tornou item fundamental da vida de qualquer pessoa e principalmente das atividades de qualquer empresa.

Para a Logística a embalagem é um item de fundamental importância possui relacionamento em todas as áreas e é essencial para atingir o objetivo logístico . Para termos uma ideia a embalagem representa 2% do PNB. E no Brasil a uma perda de cerca de 10% a 15% de sua receita com embalagens deficientes.

Conceito e classificação.

Dependendo do foco o conceito de embalagem pode variar. Por exemplo, a embalagem pode ser classificada como uma forma de proteger o produto durante sua viagem. Para o marketing a embalagem representa muito mais que uma proteção, ela é uma forma também de propaganda.

Neste conceito os autores tentam abranger agrupar tudo que envolve a concepção da embalagem: arte (design, cores, formatos); técnica (de produção); e ciência (novos materiais e tecnologias).

Dentre as classificações de embalagens as mais reverenciadas são:

• Primarias: são aquelas que estão em contato direto com o produto. Exemplos vidro de pepino, caixa de leite, lata de óleo, pode de margarina.

• Segundaria: é aquela que reveste a embalagem primaria. Exemplo: caixa de papelão que envolve, com unidades de caixa de leite envolvidas num plástico.

• Terciaria: caixas de madeira, papelão, plástico.

• Quaternária: embalagens que facilitam a movimentação. Exemplo Contêiner.

• Embalagem de quinto nível: é embalagens conteinerizada, ou embalagens especiais para viagens de longa distancia.

Bowershox e Closs (2001) classificam as embalagens em duas modalidades: embalagens para consumidor, voltadas totalmente pares ao marketing e embalagem industrial voltada para a logística.

Função da embalagem.

As funções das embalagens foram criada principalmente para contenção, proteção e comunicação.

Contenção: refere-se a função de conter vazamentos, exemplo dessa embalagem é o saco plástico. O grau de eficiência da embalagem nessa função depende das características do produto que será posto dentro da embalagem. Exemplo de produto inflamável, deve sempre ter 100% de eficiência.

Proteção: possibilita manuseio do produto ate o consumo final, sem que ocorram danos a embalagem e ao produto embalado. Alguns riscos que essa embalagem pode sofre são:, choque , aceleração, temperatura, vibração, oxidação, perfuração entre outros.

Comunicação: permite através da embalagem levar informação, essa embalagem geralmente é a que esta ligada diretamente com o consumidor a vemos em prateleira de supermercado.

Planejamento de embalagem

O planejamento de embalagens deve ter aspectos fundamentais que irão influenciar todo o processo, como: dimensões, tipo de material, design, custo e padronização das embalagens. Caso a embalagem não seja planejada de acordo com os recursos existentes (maquina movimentação, espaço físico, modal transporte), será necessário adequar todos os recursos de embalagem.

A falta de um planejamento, ou um planejamento deficiente podem a ocorrência de graves problemas.

Padronização.

A padronização de embalagens ocorre quase sempre nas secundarias e terciarias, que protegem e acondicionam as embalagens primarias. Na maioria das vezes a padronização é feita nas dimensões e não no material. Além da redução do tempo, outra vantagem da padronização é a economia de custos.

Embalagem e a logística

A embalagem esta presente em todas as funções da logística, desde o armazenamento, manuseio, movimentação e transporte. Com essa presença pode-se conseguir redução de perdas, aumento de nível de serviço e redução de custos.

A embalagem proporciona a proteção necessária ao produto durante o processo de armazenagem, assegurando integridade, pode proporcionar melhor utilização do espaço nos armazéns e facilitar a identificação e separação dos produtos, evitando retrabalho com correção.

Quando se identifica o tipo de transporte antes se deve verificar o ambiente o qual a mercadoria será submetida, cada modal tem têm sua própria característica. Os principais riscos durante o transporte são: alterações no clima, impactos com aceleração, vibrações choques, humidade. Além desses problemas é necessário os limites de cada modal quanto a sua capacidade e medidas.

Muitas vantagens podem ser exploradas a partir de uma boa gestão de embalagem.

Passo 2 (Equipe)

1 Descrever, para a empresa investigada:

1. O(s) tipo(s) de embalagem(ns).

Na empresa são utilizados

Caixas de papelão e Srteche

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com