TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organelas Citoplasmáticas

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.044 Palavras (17 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 17

E. E. MAJOR TELMO COELHO FILHO

Adrielly Bueno Gonçalves
nº 01 2ºF

Estrutura das Células

OSASCO
2013

E. E. MAJOR TELMO COELHO FILHO

Adrielly Bueno Gonçalves
nº 01 2ºF

Estrutura das Células

Trabalho apresentado à disciplina de biologia
do Ensino Médio da Escola Estadual Major
Telmo Coelho Filho como requisito parcial para
avaliação bimestral.
Professor: Santhiago Dalcin.

OSASCO
2013


Estrutura das Células

Resumo:
As organelas citoplasmáticas são estruturas das células que fazem com que ela funcione corretamente. A membrana plasmática é uma organela que está presente nas células animais e vegetais e tem como função controlar a entrada e saída das substâncias. A parede celular existe apenas nas células vegetais, e de fungos e bactérias, sua composição varia conforme o processo evolutivo da célula. O citoplasma é o espaço interno das células, onde ficam as organelas. O núcleo serve para proteger o DNA, é uma organela presente nas células animais e vegetais, porém não existe nas células procariontes. A carioteca tem duas membranas lipoproteicas que controlam a entrada e saída de substâncias. O vacúolo nas células vegetais serve para armazenar produtos de nutrição e excreção, já nas células animais ele está nas células adiposas, ele armazena gordura que serve de energia para o corpo. Os lisossomos são responsáveis pela digestão intracelular. O citoesqueleto é responsável por manter a forma das células, é constituído por filamentos e
microtúbulos. Os centríolos ajudam na divisão celular, colocando os cromossomos em seu devido local, ele é definitivamente importante para controlar o espaço nas células, e só existe nas animais. Os cílios e flagelos são responsáveis por locomoção. Os ribossomos tem que fazer a síntese de proteínas e enzimas usadas pela célula, é formado por ácidos ribonucleicos e proteínas. O retículo endoplasmático liso não tem ribossomos, mas suas cavidades têm enzimas que sintetizam diversos tipos de lipídios, ele tem forma de tubo. Já o retículo endoplasmático rugoso é achatado e contém ribossomos em sua parte externa que produzem proteínas para a célula. O complexo de Golgi armazena as secreções de substâncias feitas pela célula, e depois as encaminha para o local correto. O cloroplasto é responsável pela fotossíntese, e está presente nas células de plantas e algas. A mitocôndria é responsável por obter energia para a célula, e na sua membrana lipoproteica há enzimas que cuidam da respiração celular. Os perixossomas são responsáveis pelo armazenamento das enzimas que promovem a reação do oxigênio com algumas moléculas orgânicas, nas células vegetais participam da fotorrespiração e promovem a conversão de lipídios em glicídios,
Cada estrutura tem sua função, juntas elas fazem com que a célula tenha um bom funcionamento, assim, fazendo com o que os seres vivos existam.

Palavra-chave: Organelas citoplasmáticas, membrana plasmática, citologia, parede celular e carioteca.

Estrutura das Células

INTRODUÇÃO:
Esse documento define cada estrutura das células, tanto animais como vegetais, mostrando qual a função delas, qual é sua “aparência”, e o porquê todas são tão necessárias para o corpo dos seres vivos. Sendo elas, dezessete estruturas.

3

Organelas Citoplasmáticas

As organelas citoplasmáticas são estruturas que ficam no citoplasma das células animais e vegetais, que desempenham importantes funções para o funcionamento correto da célula.

4

Membrana Plasmática

A membrana plasmática controla a entrada e saída de substâncias da célula.
Ela é composta por uma dupla camada de fosfolipídios. No meio da matriz lipídica são encontradas moléculas de proteínas, com grande capacidade de movimentação e deslocamento, apresentando significativa importância na retenção e no transporte de outras moléculas através da membrana plasmática, tarefa que realiza de forma seletiva.

As substâncias que são lipossolúveis transpõem a membrana passando diretamente pela dupla camada lipídica. O restante das substâncias é transportado pelas moléculas proteicas, do meio externo para o meio interno. Esta estrutura da membrana proteica é chamada de mosaico fluido.

Em diversos tipos celulares são observadas moléculas de glicoproteínas na superfície da membrana plasmática, responsáveis por reter outras moléculas menores para, posteriormente, adentrar no espaço intracelular. Conjuntamente, essas macromoléculas de glicoproteínas apresentam um aspecto mucogelatinoso que reveste externamente a membrana plasmática, recebendo o nome de glicocálix.

O glicocálix tem a função de reconhecimento químico da célula para seu exterior e tem também função protetora, impedindo que alguns tipos de vírus ou bactérias se anexem à célula.

5

Parede celular

A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários, cuja composição varia conforme o hábito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos. 

Células das plantas - A parede celular das plantas verdes (incluindo as plantas vasculares, os musgos e as algas verdes) é formada essencialmente por microfibrilasde celulose. As primeiras camadas formam a parede primária, que mantém a sua elasticidade permitindo que a célula possa crescer. Na parede primária, as microfibrilas não apresentam uma direção definida e encontram-se ligadas por ligações de hidrogênio, o que torna a estrutura mais flexível. Após a formação desta, algumas plantas podem formar a parede secundária - com a qual as células não podem mais crescer. Na parede secundária, as microfibrilas já se apresentam orientadas numa determinada direção, conferindo maior rigidez à parede celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (228.4 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com