TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Da Educação Infantil

Casos: Organização E Metodologia Da Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 7

Piaget |

DESENVOLVIMENTO HUMANO,MOTRICIDADE,LINGUAGEM E COGNIÇÃO

Passo 2

Na visão de Piaget o desenvolvimento humano se dá através da compreensão de como e formando o processo de constituição do pensamento lógico-formal e matemático. Tal processo, é explicado segundo o pressuposto de que existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer, envolve mecanismos complexos e intrincados que englobam aspectos que se entrelaçam e se complementam, tais como: o processo de maturação do organismo, a experiência com objetos, a vivência social e, sobretudo, a equilibração do organismo ao meio. Para ele esse desenvolvimento e dividido e 4 etapas: período sensorial, período pré-operatório , períodos de operações concretas, períodos de operações formais.

| Piaget usava a expressão "a passagem do caos ao cosmo" para traduzir o que o estudo sobre a construção do real. De acordo com a tese Piagetiana, “a criança nasce em um universo para ela caótico, habitado por objetos evanescentes (que desapareceriam uma vez fora do campo da percepção)”. Ao nascermos, as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo, o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos (como a sucção, o movimento dos olhos como exemplo). Progressivamente, a criança vai aperfeiçoando tais movimentos reflexos e adquirindo habilidades já se concebendo dentro de um cosmo “com objetos, tempo, espaço, causalidade objetivados e solidários, entre os quais situa a si mesma como um objeto específico, agente e paciente dos eventos que nele ocorrem”. | Para Piaget o processo de o desenvolvimento cognitivo da criança se divide em três partes: Organização e adaptação, assimilação, acomodação, equilibração.

– Organização: à medida que a criança cresce ela começa a organizar seus sistemas físicos e cognitivos em padrões físicos e cognitivos mais complexos..

– Adaptação: capacidade que a criança tem de se adaptar e com isso suas estruturas mentais e de comportamento.

– Assimilação: entender as novas informações e assim se encaixar nos esquemas já existentes.

– Acomodação: mudança nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar ou agir.

– Equilibração: tendência para manter as estruturas cognitivas em equilíbrio. |

Vygostsky |

DESENVOLVIMENTO HUMANO | MOTRICIDADE | LINGUAGEM E COGNIÇÃO |

Para Vygostky a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem está atrelada ao fato de o ser humano viver em meio social, sendo este a alavanca para estes dois processos. Isso quer Dizer que os processos caminham juntos, ainda que não em paralelo. O desenvolvimento não acontece sozinho, mas si através de mediação e do meio social onde vive. | Para Vygotsky, não é suficiente ter todo o aparato biológico da espécie para realizar uma tarefa se o indivíduo não participa de ambientes e práticas específicas que propiciem esta aprendizagem. Não podemos pensar que a criança vai se desenvolver com o tempo, pois esta não tem, por si só, instrumentos para percorrer sozinho o caminho do desenvolvimento, que dependerá das suas aprendizagens mediante as experiências a que foi exposta.Neste modelo, o sujeito no caso, a criança é reconhecida como ser pensante capaz de vincular sua ação à representação de mundo que constitui sua cultura, sendo a escola um espaço e um tempo onde este processo é vivenciado, onde o processo de ensino envolve diretamente a interação entre sujeitos. | A proposta interacionista:- Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que seria esta que tem por função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge. Depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente ligada ao pensamento. |

Wallon |

DESENVOLVIMENTO HUMANO | MOTRICIDADE | LINGUAGEM E COGNIÇÃO |

Buscando compreender o psiquismo humano, Wallon volta sua atenção para a criança, pois acredita que através dela é possível ter acesso à gênese dos processos psíquicos. De uma perspectiva abrangente e global, investiga a criança nos vários campos de sua atividade e nos vários momentos de sua evolução psíquica. Enfoca o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nas diferentes etapas, os vínculos entre cada campo e suas implicações com o todo representado pela personalidade. | Para Wallon até os 3 anos de vida a aquisição da marcha e apreensão que dão a criança maior autonomia na manipulação de objetos. É importante estar atento a fatos, onde os primeiros gestos, antes de serem emocionais, exceto o choro, são gestos impulsivos. São aspectos ligados tanto a parte da motricidade, como do pensamento. A motricidade tem um caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento, quanto pela maneira com que ele é representado. Para Wallon, “o pensamento da criança, precisa da gestualidade como suporte”, logo como formar seres pensantes, se os obrigamos a ficaram sentados nas cadeiras das salas de aula? | A teoria de Wallon visa à valorização da interação com os elementos da cultura, por estar baseada no pensamento que se estrutura por meio da linguagem, isto é, o pensamento expresso pela fala e organizado pela linguagem.

Montessori |

DESENVOLVIMENTO HUMANO | MOTRICIDADE | LINGUAGEM E COGNIÇÃO |

Individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino. Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma "educação para a vida". A filosofia e os métodos elaborados pela médica italiana procuram desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender - conceito que ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com