TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 4ªSÉRIE

Dissertações: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 4ªSÉRIE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2013  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 4

A TEORIA DE PIERRE BOURDIEU COM O SISTEMA EDUCACIONAL NO BRASIL: ATÉ QUE PONTO A TEORIA DO AUTOR SE APLICA À NOSSA REALIDADE?

A TEORIA

O autor adota o construtivismo ou estruturalismo como sua nomenclatura, admitindo que existe no mundo social estruturas objetivas que podem controlar, ou seja, usa a coação para a ação e a representação dos indivíduos, chamados agentes. Entretanto, essas estruturas são construídas socialmente, assim como os esquemas de ação e pensamento, chamados de habitus, por Bourdieu.

Para o que seria a "explicação das explicações", no entanto, o autor tenta não subdividir subjetivismo/objetivismo dentro das ciências humanas. Não aceita trabalhar na área do fisicalismo, considerando o social enquanto fatos objetivos. O momento objetivo e subjetivo das relações sociais estão numa relação dialética, existindo realmente estruturas objetivas que forçam as representações e ações dos agentes, que estes, por sua vez, na sua rotina, podem transformar ou conservar tais estruturas. Uma das mais importantes questões na obra de Bourdieu se baseia na análise de como os agentes incorporam a estrutura social, pois a verdadeira interação jamais se expressa totalmente na maneira como ela se nos apresenta, ao mesmo tempo que a produzem, legitimam e reproduzem. Pode-se afirmar neste sentido que ele interage com o Estruturalismo, ao mesmo tempo que pensa em que espécie de autonomia os agentes detêm. Então, Bourdieu, se propõe a superar tanto o objetivismo estruturalista quanto o subjetivismo interacionista (fenomenológico, semiótico). Entende que toda tipologia focaliza uma situação, ou seja, que tende a ser contrária, descartando os tipos que não se enquadram e os casos que se encontram no extremo, os casos omissos.

Bourdieu retém as ideias da luta pela dominação e da consciência de classe, que integra no conceito de habitus. Rejeita a ideia de que o fenômeno social é o único produto das ações individuais, e que a lógica dessas ações deve ser procurada na racionalidade dos atores. Ele pensa que a formação das ideias é tributária das suas condições de produção. As atitudes de repensar cada operação da pesquisa, mesmo a mais rotineira e óbvia, de proceder à crítica dos princípios e à análise das hipóteses para determinar a sua origem lógica. A ideia de que a observação é tanto mais científica quanto mais conscientes e mais sistemáticos forem os métodos de que se serve, que é o positivismo, ele sustenta que, em sendo o objeto de estudo um ente que pensa e fala, ele tende a tirar foco da investigação. Para ele, o positivismo é característico das ciências exatas. Convicção que não o impede de seguir fielmente os métodos estatísticos básicos de levantamento e de análise do social.

O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

Temos como primeiros Sistemas Educacionais Brasileiro, que vigorou durante vários anos, um aspecto de exclusão, desfavorecendo a grande massa popular e garantindo o acesso à educação somente à elite brasileira, sem nenhum incentivo à formação de professores e escassos recursos para a escola pública, tampouco cursos superiores. Com o tempo, buscou-se levar em consideração a realidade da educação, normatizar o sistema educacional e garantir acesso a educação de igual modo a todos. Criou-se um conjunto de definições políticas que orientam o sistema educacional introduzindo mudanças significativas na educação básica do Brasil. O desenvolvimento recente do sistema educacional brasileiro está inserido no processo de consolidação democrática,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com