TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho Universitário: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

APRESENTACÃO............................................................................................................3

A INTERACÃO DA PSICOLOGIA COM A EDUCACÃO.........................................4

TEORIAS DA APRENDIZAGEM...................................................................................5

ENTENDENDO AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM................................................6

O DESENVOLVIMENTO HUMANO............................................................................7

A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR..................................................................................8

JOGOS INTERATIVOS.................................................................................................10

CONSIDERACÕES FINAIS..........................................................................................11

REFERÊNCIAS..............................................................................................................12

APRESENTACÃO

Este trabalho tem por objetivo destacar alguns temas importantes da Psicologia da Aprendizagem.

A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas varias modalidades de ensino. Permitindo assim uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida. Destacamos as chamadas teorias de aprendizagem que reúnem elementos teóricos suficientes para que qualquer educador possa melhorar a aprendizagem dos seus alunos. Existe uma confusão na sociedade, onde se confunde ensino com aprendizagem. Embora sejam conceitos que admitem múltiplas formulações, não existe duvida que o mais importante é sabermos se o estudante aprendeu, seja la o que isso realmente signifique. Ainda comentamos sobre o desenvolvimento humano, percebemos a grande importância do ambiente para o desenvolvimento infantil, pois é nele que a criança estabelece a relação com o mundo e com as pessoas e é ele que vai garantir a sua formação e a sua qualidade de vida social, moral, psicológica e cultural. E não poderia faltar a importância que tem as brincadeiras na vida afetiva, social e cultural das crianças. Brincar tem uma importância absurda nos processos de desenvolvimento humano. As brincadeiras de infância são o reflexo dos desafios da vida adulta. Os benefícios da brincadeira, sobretudo na vida da criança, são gigantescos e, em sua maioria, desconhecidos pela sociedade. É de conhecimento de poucos que a brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida.

A INTERACÃO DA PSICOLOGIA COM A EDUCACÃO

A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas varias modalidades de ensino. Permitindo assim uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida.

A psicologia encontra-se como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, apartir das necessidades e desafios que o ensino, como pratico social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, apartir dela, construir e transformar os seus saberes- docentes, num processo continuo de construção de sua identidade como professor. Assim a psicologia também, aplica à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados, por tanto o papel do professor é fundamental nesse processo.

A psicologia contribui nas varias modalidades de ensino, começando na Educação Infantil, ajudando no planejamento e na dinâmica das atividades infantis a serem desenvolvidas e permitindo o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da crianca nas diferentes fases. Nas demais modalidades de ensino, a contribuição se mostra ao subsidiar o planejamento das propostas de atividades curriculares com objetivo de orientar a exploração, a descoberta e a construção de noções, isto é, o desenvolvimento e o conhecimento físico e social da língua, da matemática, das ciências naturais e sociais que são os eixos básicos da função pedagógica na escola.

A contribuição da psicologia para a educação se dá, de modo especial e mais acentuado, nas modalidades de educação especial, pois, esta é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidade educativas especiais, sendo um de seus objetivos promover o convívio de crianças deficientes com as crianças normais.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Teorias Psicologia-

aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa -estrutura cognitiva

-aprendizagem com significados

-interacão entre conhecimentos novos e aqueles relevantes existentes.

-predisposicao para aprender.

-significado, interacão econhecimento. a teoria da aprendizagem significativa modificou o foco do ensino do modelo estímulo→ resposta→ reforço positivo para o modelo aprendizagem significativa→ mudança conceptual→ construtivismo.

Teoria genética da aprendizagem -conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.

-o desenvolvimento humano obedece a certos estágios hierárquicos.

Para que ocorra a construção de um novo conhecimento é preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com