TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Sociológicos da Educação

Por:   •  25/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.594 Palavras (11 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Anhanguera Educacional – Uniderp (Sobradinho)

Pedagogia

Fundamentos Sociológicos da Educação

Pollyana Torres Lemos – RA: 414479

Tutor: Henrique Pereira da Silva

Sobradinho/DF, 17 de Novembro de 2014

Introdução

Este Trabalho tem como objetivo principal apresentar a importância exercida pela Sociologia para a sociedade, bem como para a Educação, uma área multidisciplinar que se vale dos conhecimentos de diversas ciências visando atingir um satisfatório processo ensino-aprendizagem.

             

Significado de Sociologia e suas contribuições para a Educação

         A sociologia estuda o comportamento do individuo, com as suas finalidades dentro da organização social que podemos dizer um meio, que seria uma instituição de ensino, escola, e os processos que interligam esses grupos, podemos dizer as relações interpessoais e intrapessoais de aluno e colega, aluno e professor, ou um individuo dentro da sociedade.

         A sociologia não serve apenas para estudar o perfil de uma pessoa perante a sociedade, mas também se preocupa com o cidadão se ele está se desenvolvendo ou não. Parece-nos um desafio que será vencido se, coletivamente, tentarmos reconstruir a prática escolar, levando em conta o interesse do aluno, sem descuidar de suas necessidades abrindo espaço para a participação do mesmo e respeitar a autoridade do professor. Assim é que, ao tentarmos traçar os caminhos de reconstrução do trabalho docente, planejamento, definindo objetivos, estratégias de ensino e de avaliação.                                              

          Teremos, ainda, que analisar questões referentes á disciplina em sala de aula, natureza da relação professor/aluno, formas de participação e organização escolar, uma vez que é a totalidade desses aspectos que constitui a prática pedagógica a ser vivenciada no interior da escola. Os Processos de ensino-aprendizagem são satisfatórios quando se estabelece uma conexão, uma sintonia entre o professor e os alunos, como uma forma de cumplicidade. Ao entrar na classe a atitude dos alunos mudam, eles mostram-se dispostos a realizar tarefas que com outros professores pareciam impossíveis.

 

         Consideramos que a educação desempenha uma importante tarefa nessa formação dos indivíduos à sociedade em que vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras estarem internalizadas e transformadas em hábitos. Toda a educação consiste num esforço contínuo para impor às crianças maneiras de ver, de sentir e de agir às quais elas não chegariam espontaneamente. Concordamos que isso é uma forma de socialização.

Entre os muros da escola

O tema central nos mostra a realidade enfrentada na relação entre professor-aluno. O filme é uma reflexão sobre a realidade de muitas escolas, inclusive no Brasil, e na maioria das vezes a discordância entre professores e alunos.  O filme conta a história de uma escola da periferia de Paris, onde o aluno é na maioria de baixa renda, onde são também alunos Africanos e Asiáticos. É uma escola de alunos que na maioria são adolescentes, porém muito rebeldes que não aceitam opiniões, e questionam a todo instante a autoridade de seus professores. Na escola também há muitos preconceitos, e os professores se uniram para trabalhar com esses alunos a questão de identidades. É uma reflexão sobre a realidade de muitas escolas. A história de François e seus colegas professores que preparam o novo ano letivo de uma escola da periferia parisiense. Munidos de boas intenções, eles se apóiam para tentar manter vivo o estímulo de dar a melhor educação a seus alunos.                                                                                                                                          

         Na sala de aula, um microcosmo da França contemporânea, choque entre as diferentes culturas dos jovens que por mais inspiradores e divertidos que sejam, desanimam seus professores e os desestimulam com seus projetos de melhorias que beneficiariam os adolescentes. O grupo apresenta diferenças culturais, sociais e comportamentais sendo esses os geradores de conflitos na relação professor, aluno. As cenas do filme se passam basicamente na sala de aula do professor Marin, estendendo-se também para a sala dos professores, pátio e outras dependências da escola.                      

        Os alunos são desinteressados e indisciplinados, isso por consequência dos conteúdos curriculares que não despertam o interesse dos mesmos, o professor tenta controlá-los e em certos momentos é rígido com eles, entrando em conflito várias vezes com seus alunos. Os conflitos na relação professor aluno ocorrem também devido à diversidade cultural presente no grupo. Educadores brasileiros perceberão que os obstáculos a serem vencidos por François não são tão distantes do que acontece nas escolas públicas do nosso contexto social. A opção por não fechar a conversa é muito acertada, dada a globalidade da questão. Com isso, Entre os Muros da Escola vai contra seu próprio título, já que as discussões por ele provocadas infiltrarão outros recintos. O grupo apresenta diferenças culturais, sociais e comportamentais sendo esses os geradores de conflitos na relação professor, aluno e a prática pedagógica. Os professores se dividem entre adotar metodologias de valorização ou práticas de advertências, como tirar pontos por mau comportamento. Consegue retratar bem o temperamento intragável desses rebeldes sem causa. A identificação com situações reais será imediata. Sabe-se que para educar, necessitamos de um suporte que vá além dos significados e conteúdos de diferentes disciplinas.

          Isso só será possível realmente se a profissão de educar/ensinar estiver de acordo com atitudes éticas abertas á ação e a reflexão sobre o que realizamos no nosso dia a dia na escola. Para responder as novas demandas e exigências da educação, precisamos de estratégias, habilidades e procedimentos que respondam na prática as novas necessidades e expectativas da educação, inclusive da Educação Infantil.

           Atualmente as pessoas necessitam de habilidades, recursos e estratégias para aprender com autonomia, então a educação não deve mais se fundamentar na simples repetição de respostas, mas na formulação e construção de perguntas e conhecimentos. Cada vez mais o cidadão precisa saber perguntar, pensar e expor suas ideias e respostas a partir da reflexão, observação e ação.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (84.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com