TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tratamentos psicológicos com o uso de animais

Por:   •  24/4/2018  •  Monografia  •  5.508 Palavras (23 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]


[pic 2][pic 3]

Anderson Leonardo Pereira

Tratamentos Psicológicos com o uso de animais

Trabalho de conclusão de curso, apresentado ao colégio Siqueira Cézar como exigência para a aprovação do ensino médio.

Orientadora: Prof.ª Adriana Macedo

São Paulo

2016


Anderson Leonardo Pereira

Tratamentos Psicológicos com o uso de animais

Trabalho de conclusão de curso, apresentado ao colégio Siqueira Cézar como exigência para a aprovação do ensino médio.

Orientadora: Prof.ª Adriana Macedo

Aprovado em:__/__/__

_________________________________

Prof.ª Adriana Macedo

Dedico este trabalho aos meus pais, todos os professores e a direção do colégio por todo o incentivo e ajuda para que fosse possível a realização deste trabalho.


Agradecimentos

Agradeço aos meus familiares que me apoiaram na trajetória acadêmica, aos meus professores pelos conhecimentos transmitidos, aos colegas de classe que estiveram comigo em momentos necessários e relevando vários momentos de stress. Por fim, agradeço a direção do colégio que se propôs a auxiliar na minha formação acadêmica.

        


“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. ”

(Clarice Lispector)


Resumo

A curiosidade do ser humano em encontrar formas de suprir dificuldades e preocupação pelo bem-estar e as melhorias na qualidade de vida, são as principais inspirações para estudos em que podemos entender os motivos e procurar sanar algumas dificuldades (físicas e psicológicas) antes mesmo desconhecidas. Com o avanço da humanidade, foram sendo desenvolvidos métodos para melhorar a vida de pessoas que lidam com deficiências ou algo do gênero. Esses tratamentos são dos mais variados tipos e formas. Visto que a interação entre os homens e os animais são de grande afeto, foi observado que os animais também exercem o papel de terapeutas, e isso foi desenvolvido até chegar ao ponto que temos hoje: a “zooterapia” ou TAA (terapia assistida por animais)

Palavras chaves: Zooterapia, TAA (Terapia assistida por animais)


Abstract

The Curiosity to Human Being in Find preforms to supply difficulties and concern hair Wellness and how improvements and quality of life , are main Inspirations that We studies the search Motives and address some difficulties ( Physical and Psychological ) Before same unknown. With the Advancement of Humanity , Were Being developed methods to improve the lives of people who deal with disabilities or something to gender . These are the treatments varied More Types and Forms. Since May the interaction between man and animals are of great affection , it was observed that animals Also play the role of therapists is This was developed to the point que have today: a "zootherapy" or TAA ( Animal Assisted Therapy )

        


Objetivo

O objetivo desta pesquisa é aprofundar o conhecimento dessa área e, se possível, difundir o conhecimento sobre esse tipo de tratamento, para que possamos ter mais pessoas sendo tratadas de uma maneira mais confortável.

As pesquisa e estudos que compõe este trabalho tem como princípio tratamentos psicológicos, sendo mais especifico no que utilizam animais, a convivência com eles, como uma forma de tratamento. Existem inúmeros tipos de tratamentos ou terapias psicológicas. A principal que utiliza animais é a Zooterapia. Esse tratamento é extremamente utilizado em crianças, pela facilidade do contato de crianças com animais. Os resultados de tratamentos como este são satisfatórios e são realizados de uma maneira menos complicada que os métodos convencionais.


Justificativa

Os motivos pela escolha deste tema é a minha futura formação acadêmica, medicina veterinária, que está diretamente ligada a esse tema. Tenho um desejo de poder atuar nessa área, de forma a ser proativo para a sociedade.

É um estudo muito importante, de um modo geral, para a sociedade, pois temos a necessidade de um método mais sutil em certas situações em que o paciente é debilitado. Todos os estudos sobre algo que melhore a qualidade de vida, que traga alguma solução a problemas fisiológicos e psicológicos são de grande importância. E para mim, a realização deste estudo é um sonho a se realizar, pois sempre tive interesse na área da psicologia e ao mesmo tempo da medicina veterinária, e com algo que eu possa envolver as duas áreas de conhecimento, inclusive outras, e assim ter um estudo mais aprofundado.


Problema de Pesquisa

        A Problematização deste trabalho tem como base a questão: quais são as características dos tratamentos com uso de animas? Qual a relação entre esse tratamento e os benefícios geradas por ele?

        Resolvendo essas questões é possível entender o funcionamento desses métodos terapêuticos e interpretar de melhor forma a relação social entre animais e os seres humanos.


Sumário

Introdução        14

1.        PSICOLOGIA E SUAS DIRETRIZES        16

1.1.        Psicologia        16

1.2.        Tratamentos Psicológicos, a psicoterapia        17

1.3.        As abordagens teóricas        18

1.4.        Os tipos de Psicoterapia        19

2.        OS TRATAMENTOS COM USO DE ANIMAIS        21

2.1.        A zooterapia.        21

2.2.        A aplicação da zooterapia (TAA)        22

2.3.        Cuidados a serem tomados com a TAA        23

2.4.        Os tratamentos com animais no Brasil        24

3.        APLICAÇÃO DE ZOOTERAPIA EM CRIANÇAS        25

3.1.        A relação entre TAA e crianças        25

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (612 Kb)   docx (471.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com