TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oscar Wilde

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

Oscar Wilde

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.”

Oscar Wilde nasceu no dia 16 de outubro de 1854 em Dublin, Irlanda. Filho de William Robert Wilde, cirurgião-oculista que servia à rainha e de Jane Speranza Francesca Wilde, que escrevia versos irlandeses patrióticos com o pseudônimo de Speranza. Quando ele tinha apenas 5 anos de idade, nasceu uma irmã, contudo quando ela tinha 10 anos de idade deu uma febre repentina nela e ela não resistiu. Oscar ficou muito afetado com a perda da irmã e sempre carregava com ele uma mecha do cabelo de Isola (a irmã dele).

Estudou nas escolas Trinity College, Dublin e mais tarde em Oxford, pois ganhou uma bolsa de estudos. Foi aí onde ele se destacou nos estudo dos clássicos, tanto é que recebeu prêmios por isso. E foi lá também que ele recebeu a influência de Walter Pater e da doutrina da "arte pela arte". Em 19 de abril 1876 o pai de Oscar morreu deixando a família em precárias condições financeiras. Enquanto isso, Oscar continuava em Oxford ganhando muitos prêmios, dentre eles o prêmio Newdigate pelo seu poema “Ravenna”.  No ano de 1879, depois da formatura, foi para Londres para viver com seu amigo Frank Miles, um pintor de retratos da alta-sociedade, e foi lá que ele se tornou líder do “movimento estético”. Em 1881 ele publicou uma primeira coletânea com seus poemas, que alias recebeu diversas criticas de críticos, cada uma com sua visão.  No ano seguinte, ele ficou sem dinheiro e foi convidado a viajar para os Estados Unidos e Canadá com o objetivo de dar várias palestras sobre o seu movimento estético, e foi por causa dessa viagem que ele ganhou mais fama e fortuna.

Em 29 de maio de 1884, Oscar se casou com Constance Lloyd, que era filha de um rico advogado que morreu quando ela tinha 16 anos de idade. Ela era muito culta, falava várias línguas e sua mente era ágil e independente. Logo após que se casaram ela engravidou duas vezes e teve os filhos Cyril e Vyvyan. Oscar publicou seu primeiro romance, “Retrato de Dorian Gray”, que trata da arte, da vaidade e das manipulações humanas. Aliás, ele é considerado por muitos de seus leitores, como a maior obra-prima, sendo rica em diálogos, e isso fez com que sua carreira deslanchasse, tendo mais sucesso ainda.  Com uma família para sustentar Oscar aceitou um trabalho na revista Woman’s Word, onde trabalhou por apenas dois anos. Logo após ele começou a criar contos infantis: “O príncipe feliz e outros contos” e “A casa das Romãs”.

Porém, em uma noite, um jovem hóspede canadense, chamado Robert Ross, seduziu Oscar e ele acabou assumindo para si mesmo seus sentimentos homossexuais que o tinha prendido desde o tempo que era estudante. Contudo, isso não ficou assim, ele foi preso por acusações de conduta homossexual e sofreu por 2 anos na prisão fazendo muitos trabalhos forçados. Wilde fez uma denúncia contra um homem chamado Lorde Alfred Douglas, apelidado de Bosie, acusando-o de tê-lo arruinado. Ele era suspeito de ser um amante de Wilde. Foi o pai de Bosie, o Marquês de Queensberry, que levou Oscar Wilde ao tribunal. No terrível período da prisão, Wilde redigiu uma longa carta a Douglas. Em 19 de maio de 1897 ele foi libertado da prisão, onde muitos poucos amigos o esperavam na saída, dentre eles seu melhor amigo, Robert Ross. Logo após que saiu da prisão ele escreveu “The Ballad of Reading Gaol”, expressando tudo que sentiu na cadeia, e que foi publicado um pouco antes da morte de Constança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com