TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA OSCAR WILDE A ALMA DO HOMEM SOB O SOCIALISMO

Por:   •  10/4/2016  •  Resenha  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 6

A ALMA DO HOMEM SOB O SOCIALISMO

Oscar Wilde

A alma do homem sob o socialismo de Oscar Wilde é um ensaio publicado em 1891 e para mim é um livro bastante interessante por tratar de questões daquela época e que se encaixa até os dias atuais. Exatamente por isso, achei um livro bastante curioso. A forma com que ele critica a sociedade buscando melhorar e fazer com que todos passem a enxergar essa “cegueira” que ainda há ate hoje é esplêndida e ao mesmo tempo tão simples que creio que se as pessoas pudessem parar um pouco, para ler esse livro e refletir sobre a vida, sobre o homem, sobre essa busca incessante de nós mesmos, com certeza alguma coisa iria mudar. Durante todo o livro houve diversas citações que me chamaram bastante atenção e vou fazer uma breve explicação de como eu vejo alguns trechos deste livro.

Começando pela pagina 16 que me chamou bastante atenção é quando ele diz que: “As emoções do homem são despertadas mais rapidamente que sua inteligência” e eu parando para examinar, vejo que realmente isso nos acontece bastante, temos a mania de nos comover com a dor de um fato, ou a dor do outro, sendo que não paramos para pensar nos porquês do acontecido o se a nossa comoção ira ajudar o outro, Mais na frente ele diz que “Buscam solucionar o problema da pobreza, por exemplo, mantendo vivo o pobre; ou segundo uma teoria mais avançada, entretendo o pobre.” O que faz com que cause dificuldade na solução da pobreza, pois o próprio homem ao se sentir comovido com a pobreza passa a dar migalhas fazendo com que haja uma cortina impedindo com que a pobreza veja a realidade, ou seja, eles tampam os olhos da pobreza e dão migalhas, MIGALHAS, e o pior de tudo, eles aceitam e vêem como uma coisa normal, mas que na verdade o que é pra ser normal é a igualdade entre todos.

Outra citação que me deixou atenta é na pagina 27 quando ele diz que “o homem passou a achar que o importante era ter, e não viu que o importante era ser” mas que atualmente  na nossa sociedade capitalista podemos observar que a maioria das pessoas estão enraizadas no poder, no ter e esquecem de si, esquecer de ser e de viver, ele critica muito pela busca do ter carregar em si o excesso de trabalho e assim perder a alegria de viver pois como ele mesmo cita na pagina 29 : “Viver é o que há de mais raro neste mundo. Muitos existem, e é só”. E então, o tempo vai passando e muitos esquecem de viver buscando o ter e acabam assim só existindo o que é uma crueldade contra si mesmo, somente existir nesse mundo no qual estamos apenas de passagem. O homem busca muitos poderes, e esquece que ele “o homem é completo por si mesmo” como Wilde cita na pagina 35.

Mais na frente, na pagina 85 já quando o autor passa a concluir ele cita:

“Tampouco o homem dará por sua falta, pois o que se busca não é nem sofrimento nem prazer, mas a Vida. Busca viver de forma intensa, plena e perfeita. Quando puder viver assim, sem sujeitar seu semelhante nem ser por ele sujeitado, e suas atividades lhe forem todas agradáveis - ele será mais sensato, sadio e civilizado, será mais ele próprio. O Prazer é a medida da natureza, seu sinal de aprovação. Quando um homem está feliz, ele está em harmonia consigo mesmo e com seu meio.”

Nesse momento Oscar Wilde resume toda a sua narrativa durante o livro. Pois em minha opinião a realidade é essa, o homem a todo o momento busca a vida, para uns a vida é ser, mas para outros a vida é ter, mas mesmo assim não deixa de ser Vida, pois a partir do momento que o semelhante não sujeita e não é sujeitado ele passa a viver a sua vida fazendo o que para ele é certo, mais claro, o que para ele é certo, é bom, é vida, não quer dizer que pra mim seja, mais a partir do momento em que não sujeitamos a sua escolha nos tornamos sensatos e assim poderemos ser nós mesmos, e a partir daí seremos pessoas felizes e logo poderemos ter e transmitir harmonia ao nosso redor.

 

CONTOS DE OSCAR WILDE

O PRINCIPE FELIZ

Os contos de Oscar Wilde são contos que ressaltam muito a natureza humana com criticas principalmente do caráter do humano e das injustiças sociais, a partir do momento em que comecei a ler pude perceber como me senti atraída por aqueles contos, sendo que me deixou bastante pensativa a respeito de algumas coisas que acontecem na nossa sociedade, o que muitas vezes fez com que eu ficasse chocada com o fato de ele tratar de forma tão intensa, que não posso negar que me assustou um pouco por alguns finais serem tão tristes e fez com que eu lembrasse as reais historias de conto de fadas, que também são meio que macabras, creio que se eu fosse criança e me contassem apenas um conto desses, estaria traumatizada ate hoje, talvez.  

         Um dos contos que me chamou bastante atenção e que em minha opinião não teve um fim assim tão ruim é o conto do Príncipe Feliz, é um conto no qual me senti profundamente tocada, por perceber o excesso de realidade que é contada durante a narrativa, um príncipe que durante a vida só conheceu a felicidade, vivia como se estivesse em um casulo, protegido da miséria por muros altos, coisa que nós fazemos ate hoje, nos aprisionamos para negar a miséria do outro.

O príncipe morreu e puseram-no em uma estatua em um pedestal alto, onde dali ele pudera ver o que acontecia na sua cidade, mas que nada poderia fazer, pois estava preso no pedestal. O que muitas vezes nos acontece parece ate que somos estatuas por presenciar cenas de descaso e ainda assim não fazer nada, aceitar, mas o príncipe não ele estava apenas aguardando a ajuda de alguém para ajudar os outros e então eis que surge a Andorinha que de inicio não gostou muito da idéia mais que resolveu ajudá-lo assim cedendo aos desejos do príncipe, ela começa a doar com o consentimento dele, para os mais necessitados tudo de valor que seu corpo possuía até ficar totalmente desprovido de qualquer riqueza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (200.6 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com