TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Interferência da Identidade Representativa de Oscar Wilde

Por:   •  10/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este projeto de pesquisa almeja analisar a produção da obra literária "The Selfish Giant" do escritor Oscar Wilde; fomentando a sua interferência enquanto autor de sua própria obra, à luz da representação LGBTQ+; trazer à tona, em que dado momento da passagem literária é possível perceber se há alguma intercessão enquanto autor/escritor a obtenção de uma identidade LGBTQ+, e se é visível essa perspectiva de que o autor/escritor deixa margem a sua identidade aparecer na obra literária.

Partindo dessa explanação, este trabalho levanta o seguinte problema: o autor Oscar Wilde enquanto escritor de sua obra literária "The Selfish Giant" interfere na história, na passagem literária; pondo à mostra a sua personalidade ou até mesmo a sua identidade pertencente à comunidade LGBT+? Com base neste questionamento este trabalho busca subsídios dentro do contexto do conto, mais especificamente em alguma passagem da história do conto, detectar a interversão do escritor enquanto o "contador da história e dos personagens" sob a sua visibilidade LGBTQ+ na literatura.

Este projeto de pesquisa pretende ajudar a resolver problemas na sociedade, principalmente levantando a bandeira LGBTQ+ dando a sua visibilidade também nas literaturas; de denominação "queer". A potencialidade desse projeto de pesquisa tem por execução na academia contribuir à Literatura Gay abertura às discussões à respeito da comunidade LGBTQ+, na própria academia, mesas redondas, minicursos, micro aulas, em sala de aula ou à nível nacional, sob a perspectiva do tema citado acima.

Este trabalho de pesquisa se tornará importante para a universidade

Metodologiasócio-políticoMetodologiasócio-político, desmistificando a categorização e desvigorizando a comunidade LGBTQ+ em sociedade, fazendo com que por meio das literaturas essa visibilidade não seja "borrada" pelo preconceito que ainda há no Brasil, ou no mundo. A pesquisa foi proposta na própria academia da Universidade Federal da Paraíba, nascendo de uma ideia de se tornar visível aspectos "queer" em literaturas "mascaradas" no tempo de vida do autor Oscar Wilde.

Levando em consideração atemporal, mas contemporâneo a discussão das literaturas LGBTQ+ no âmbito escolar.

Objetivos

1.1 Objetivo Geral:

A) Analisar a obra "The Selfish Giant" do autor Oscar Wilde à luz da sua interferência representativa enquanto autor; e representante LGBTQ+ sob a perspectiva da Visibilidade LGBT na sua obra literária com a finalidade de tornar visível no âmbito acadêmico.

1.2 Objetivos Específicos:

A) Analisar a representação LGBTQ+ na obra literária "The Selfish Giant;

B) Detectar em que momento ocorre essa interferência da identidade LGBTQ+ de Oscar Wilde em sua obra literária;

C) Discutir a representação e a Visibilidade LGBT na Literatura;

D) Abordar a Teoria Queer na Literatura e Identidade de Gênero no Campo Acadêmico.

MetodologiaMetodologia

A pesquisa a ser realizada neste trabalho é de classificação de natureza básica, qualitativa e exploratória; isto porque deve a pesquisa em mãos explicar o tema da visibilidade LGBTQ+ na obra literária. Quanto à própria metodologia adotada para o trabalho, faz-se a opção do método hipotético-dedutivo partindo –se da ideia de que autor "Oscar Wilde enquanto autor e escritor do conto "The Selfish Giant" deixa à mostra sua identidade pertencente à comunidade LGBTQ+, numa passagem da história dessa produção literária.

Esta opção se justifica porque o método escolhido permite identificar a ingerência da identidade do autor sob a sua obra literária, tentando compreender que fatores determinam ou contribuem para ocorrência do fenômeno da representação de Oscar Wild intermitente na passagem do conto. Enquanto o procedimento, esse trabalho realizar-se-á por meio de observação indireta, porque buscará detectar na passagem do conto em que dado momento é evidente a identidade LGBTQ+ do escritor acontecer na obra literária.

A pesquisa utilizar-se-á de análise bibliográfica de/para o conto com busca de fontes primárias e secundárias às leituras correlacionais à visibilidade LGBTQ+ na obra literária. Estas ferramentas permitirão vir à tona a interposição do autor no conto e obter visão consciente e esclarecedora à comunidade LGBTQ+ nas literaturas queers. O material do conto; bem como as respectivas análises serão organizadas em relatório de pesquisa componente do estudo monográfico que se presente construir.

Fundamentação Teórica

Oscar Wilde (1854-1900) foi um escritor irlandês, autor da obra “O Retrato de Dorian Gray”, seu único romance, considerada uma das mais importantes obras da literatura inglesa. Escreveu novelas, poesias, contos infantis e dramas. Foi mestre em criar frases irônicas e sarcásticas.

Oscar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com