TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO HISTORICO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Ensaios: PROCESSO HISTORICO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 2

3º REESTUDO - Componente 607240 - PROCESSOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Data início: 25/03/13 Data término: 13/04/13

Data início: 15/04/13 Data término: 21/04/13 – Reestudo

3ª AA

QUESTÃO 01

No período imperial, alguns fatos foram relevantes para a área da educação. Dentre eles, podemos citar a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil.

A partir dessa informação, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as que forem falsas.

( ) Em 1808, devido aos atritos da Corte Portuguesa com Napoleão, a família real mudou-se para a colônia, sob a proteção da Inglaterra. Com a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, foram inúmeras as transformações sociais, culturais e econômicas que modificaram o cotidiano das pessoas, os hábitos e os costumes.

( ) Com a abertura dos portos, o Brasil tornou-se o maior centro comercial e naval do Império, após a tomada de Lisboa pelos franceses. O Rio de Janeiro se tornou o mais importante centro naval e comercial do Império. Era também o maior mercado de escravos das Américas.

( ) A tendência de criar escolas não religiosas no Brasil do século XIX estava de acordo com as propostas do resto do mundo, cuja laicização se tornava cada vez mais frequente. Os colégios leigos da época eram os mais progressistas e renovadores.

( ) Por volta de 1860, as idéias de liberdade, de ensino e de consciência, de inovações pedagógicas que circulavam no exterior, sobretudo nos Estados Unidos, sobressaem-se nos espaços de discussão social, no sentido de imprimir um viés mais liberal na educação. Abre-se, no Brasil, debates de diversos termos importantes: castigos corporais, higiene escolar, formação de professores, participação do Estado na educação, escola pública e popular.

A sequência correta está contida em:

V V F F

F V F F

F F V V

F V V V

V V F V

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com