TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO HISTORICO DA EDUCAÇÃO

Casos: PROCESSO HISTORICO DA EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com a pedagogia Aristotélica, a educação deve levar em conta o fato do ser humano se encontra em constante devir.

De acordo com esta afirmativa assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

A felicidade consiste em alcançar a plenitude da realização humana, ao desenvolver suas faculdades físicas, morais e intelectuais.

Para explicar o ser, Aristóteles usa dois elementos indissociáveis: a matéria e a forma.

A educação tem como finalidade ajudar o homem a alcançar a plenitude e a realização do seu ser, a atualizar as forças que tem em potência.

Aristóteles enfatiza a ação da vontade, exercitada pela repetição, que conduz ao hábito: só é virtuoso quem tem o hábito da virtude.

Para Aristóteles todo ser tende a atualizar a forma que tem em si como potência, a atingir a perfeição que lhe é própria e o fim a que se destina.

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:00:42

Partindo do entendimento que educar é tornar a pessoa consciente e levando em consideração as citações de Carlos Rodrigues Brandão, retiradas do livro O que é educação:

“A natureza do homem, na sua dupla estrutura corpórea e espiritual, cria condições especiais para a manutenção e transmissão da sua forma particular e exige organizações físicas e espirituais, ao conjunto das quais damos o nome de educação. Na educação, como o homem a pratica, atua a mesma força vital, criadora e plástica, que espontaneamente impele todas as espécies vivas à conservação e à propagação de seu tipo. É nela, porém, que essa força atinge o seu mais alto grau de intensidade, através do esforço consciente do conhecimento e da vontade dirigida para a consecução de um fim” (p. 14-15).

“Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”(p. 16).

Analise as afirmações:

1.A educação é um processo de conscientização – é um ato político.

2. Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da conscientização.

3. Educação básica é a educação que forma o homem na sua eminente dignidade de pessoa.

4. Educar é mais que formar – é possibilitar que o homem chegue cada vez mais perto da sua condição de humano.

As afirmações verdadeiras estão contempladas em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com