TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Historico Da Educação Brasileira

Dissertações: Processo Historico Da Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  1.136 Visualizações

Página 1 de 2

01 ACQF DP

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:05:50

Em relação à importância e o papel que os jesuítas desempenharam na tarefa missionária e pedagógica do Brasil Colônia, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as que forem verdadeiras e F para as falsas:

( ) Os padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do país.

( ) Os jesuítas foram responsáveis pelo início do processo de escolarização formal no Brasil.

( ) Os jesuítas realizaram a catequese do índios, a educação dos filhos dos colonos, a formação de sacerdotes e o controle da fé e da moral dos habitantes da terra.

( ) A Companhia de Jesus foi a única ordem religiosa que deixou rico legado nas atividades pedagógicas.

A sequência correta é:

V V F F

V V V V

F V F V

Resposta Correta V V V F

V V F F

Durante o Império e a República velha ou primeira República (1889-1930), apesar de algumas modificações, a estrutura da sociedade e a economia vão permanecer as mesmas e em relação à educação; surge a necessidade de se formar quadros técnicos e administrativos, assim são mantidas e ampliadas as inovações criadas por ocasião da vinda de D. João VI para o Brasil.

Em relação ao citado período leia as afirmativas a seguir e assinale V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

( ) As mudanças ocorridas na sociedade foram desencadeadas diretamente pela economia que continuou a ser agroexportadora, passando da monocultura açucareira para a cafeeira; a força de trabalho foi sendo substituindo gradualmente pela força de trabalho dos imigrantes e a estrutura social permanece a mesma em sua composição básica: dominantes e dominados.

( ) As idéias pedagógicas no Império (1889 a 1930) são representadas por dois movimentos ideológicos: o “entusiasmo pela educação” e o “otimismo pedagógico”.

( ) Com a independência política, surgem escolas militares, de nível superior, instituições de ensino laico que passam a se encarregar também da educação juntamente com às escolas confessionais. São instituídos os grupos escolares, o que opera significativas mudanças na organização do ensino e nas práticas pedagógicas.

( ) A passagem do século XIX para o século XX é um período rico em experiências educacionais e de pluralismo de teorias educativas. Um exemplo é a luta por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com