TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL

Casos: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 7

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL :

As Tranças De Bintul

1. Introdução

Através de uma analise do texto Abordagem integrada da aprendizagem, vamos ter conhecimento sobre como deve ser trabalhado todas as disciplinas dentro de uma sala de aula. De forma organizada e unida uma deve ter relação com a outra, pois assim pode se desempenhar um trabalho rico, e prazeroso para a criança. O texto vem nos mostrar que nos dias de hoje há um grande desafio para ser vencido na educação, traz ótimas possibilidades de trabalho, traça um caminho para os docentes terem direção de onde ir. A historia de Bintol também de forma lúdica e bem interessante nos leva a conhecer um mundo diferente do nosso cotidiano, pois ele nos mostra a realidade e cultura de outro povo de outros pais, cultura essa que é respeitada por todos dessa região, que em certo momento causa em uma menina muitas tristezas por querer ser igual as demais mulheres dessa aldeia.

2. Desenvolvimento

As tranças de Bintol e Texto Abordagem Integrada da Aprendizagem

O texto abordagem integrada da aprendizagem é uma obra cientifica onde nos explica cientificamente a importância de todas as ciências andarem juntas para um melhor desenvolvimento cerebral da criança. Traz-nos um grande conhecimento sobre todas as disciplinas praticadas na educação. Ele nós leva, a saber, as maneiras de serem aplicadas diversas atividades, e todo benefício que vem a trazer para o desenvolvimento motor, intelectual, a consciência que a criança passa a ter sobre costumes, etnias.

Quando permitimos que a criança levasse para a sala de aula a sua realidade familiar, ajuda ela a vencer barreiras, medos a ate mesmo preconceitos. ÀS disciplinas que levam a criança a desenvolver mais o seu desempenho mental. A matemática ajuda muito para desenvolver o raciocínio, ela leva a criança a pensar, concentrar–se mais. Ao trabalhar com historias leva a criança a viajar na sua imaginação, a música meche com a lembrança muitas vezes.

O grande objetivo do texto uma abordagem integrada é levar todas as disciplinas a caminharem juntas, pois podemos notar que todos chegam no mesmo destino, com a mesma intensão final. Com isso obtém uma conexão de conceitos. Não tendo barreiras entre as disciplinas. Ele estimula a criatividade e incentiva uma integração de saberes. Todas elas levam a criança a pensar memorizar, isso a conduz a um aprendizado melhor. Quando se fala de memorização, lembranças, fatos, acontecidos na vida real do aluno durante uma atividade, esta se falando em uma participação maior da família na vida da criança, ao buscar por fatos, historia familiar, são momentos a ser relembrados. Unir por exemplo a disciplina de artes com alfabetização estará dando a possibilidade de ideias diferentes serem utilizadas.

A história “As tranças de Bintol” aborda diferentes temas, com bastante foco na questão cultural de povo. Ele é bastante lúdico que nos leva a um lugar de diferentes costumes dos nossos, isso leva a imaginar como é esse lugar, pessoas e costumes ali respeitados. São ilustrações que mostram a historia da africa. Conta a historia de uma menina africana que em certo momento da sua vida desperta o desejo de ter seu cabelo igual ao das outras mulheres mais velhas do seu povo. Isso a leva numa busca constante de respostas e muitas decepções, pois ela quer de toda maneira ter tranças compridas. Podemos conhecer através da história costumes desse povo que é respeitado por todos, como é o ritual do batismo deles, danças, vestimentas, maneiras de arrumar seus cabelos. Através dessa forma lúdica e encantadora as crianças aprendem a respeitar costumes, que cada parte do planeta as pessoas são de uma maneira, se vestem de uma forma diferente da outra. Nesta historia pode ser trabalhado de diversas maneiras com as crianças. Na área de natureza e cultura por exemplos pode-se trabalhar como vivem aquelas pessoas, de que maneira eles trabalham, como é o clima daquele lugar, se é seco ou úmido, quente ou frio, na arte e musica , temos a parte da festa desse povo, a maneira que eles se vestem, como festejam, no que acreditam suas crenças,pode ser usado para fazer teatros, confeccionar obras de artes como bonecos, coisas que lembram esse lugar. Na historia de Bintol,o batismo do irmão dela pode ser um ótimo tema a ser usado em sala de aula. São inúmeras ideias a serem desenvolvidas em todas as áreas, como por exemplo, teatros de varias formas, com varias idades. Pode pedir para a criança trazer de casa a realidade cultural de sua família, a sua crença, sua cultura religiosa, se há batismos ou não, se a festas, comemoração especial trazer fotos, roupas, que marcaram esse momento, retratar junto com os pais em casa esse fato, através de colagem, em forma de redação ou historia narradas pelo que ali estavam cada trabalho vai depender da idade, da faixa etária de cada turma. Pedir para eles trazerem historia de seus antepassados, avos, bisavós, como viviam, como eram aquela época, as festas, seu dia a dia.

Diante do texto e da historia podemos notar que a grande relação entre os dois. Um nos leva a um caminho cientifica outro a fatos, mas o dois nos faz entender que pode ser trabalhado de varias maneiras e junto a partir de uma historia, seja ele de vida, real ou fictício. Em cima da historia de Bintol o professor pode por em pratica tudo que o texto nos fala. Da conexão das diferentes ciências.

No texto podemos notar que ele nos diz que a criança gosta de contar suas historia de vida, pode usar o olfato o paladar nas atividades interdisciplinares, na historia temos vários tipos de comidas típicas do lugar no batizado do irmão de Bintol, onde pode ser usado como material para uma boa atividade em sala de aula, temos também as roupas, as danças, e muito mais opções a ser trabalhado. Diante desta reflexão da historia “As tranças de Bintol” elaborei as seguintes atividades:

Matéria: Natureza e sociedade:

Tema: Natureza Típica do lugar

Objetivo: Trabalho em grupo. Montagem de cartaz, buscar a identificação do ambiente natural, vegetação, festa, tudo que for típico da região onde se passa a historia.

Metodologia: Fazer colagens, de vegetação do lugar, animais típicos. Usar recortes de revistas, jornais, figuras, de tudo que for daquela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com