TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL

Artigo: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

APÊNDICES...............................................................................................................10

APÊNDICE A - Internet, livros e noticiários 10

1 INTRODUÇÃO

Um dos índices mais discutidos em todo o mundo, a inflação tem sua origem na economia de mercado. Está ligada diretamente ao poder de compra do consumidor e no poder do Estado em controlá-la. Seus efeitos podem ser devastadores em uma economia fraca. No Brasil, a palavra inflação persegue o brasileiro desde a época da industrialização, promovida por Jucelino, quando os índices começaram a aumentar e atingir seu ápice na década de 80. No período atual passamos por uma calmaria, apenas abalada por uma ou outra crise internacional. Os atuais índices inflacionários medidos pelos institutos oficiais demonstram isso.

2 DESENVOLVIMENTO

Um dos índices mais discutidos em todo o mundo, a inflação tem sua origem na economia de mercado. Está ligada diretamente ao poder de compra do consumidor e no poder do Estado em controlá-la. Seus efeitos podem ser devastadores em uma economia fraca. No Brasil, a palavra inflação persegue o brasileiro desde a época da industrialização, promovida por Jucelino, quando os índices começaram a aumentar e atingir seu ápice na década de 80. No período atual passamos por uma calmaria, apenas abalada por uma ou outra crise internacional. Os atuais índices inflacionários medidos pelos institutos oficiais demonstram isso.

A Inflação nada mais é que um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai, a inflação é tida como um dos fatores mais influentes na economia de um pais, pois se o mesmo não mantiver um controle da inflação dificilmente o pais terá taxas expressivas de crescimento e a moeda desse pais perde poder de compra junto aos demais e o impacto será maior sobre os assalariados que geralmente tem reajustes anuais. Um exemplo da mídia: Mercado financeiro eleva estimativa de inflação para 2013 e 2014.

A elevação da inflação traz graves danos a economia do pais, diminuição do poder de compra da moeda, elevação dos juros, queda nos investimentos por parte dos empresários que apostam em um pais consistente.

Na economia e nas finanças, o conceito de juro diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças. Trata-se, por conseguinte, de um termo que permite fazer alusão ao valor, à utilidade, ao proveito ou ao ganho em cima de um capital investido.

A noção de taxa de juro, no que lhe diz respeito, indica qual a percentagem a que se investe um capital numa unidade de tempo. com isto pode-se afirmar que a taxa de juro é o preço do dinheiro que se paga ou que se cobra por pedi-lo emprestado ou por empresta-lo por um tempo.

A taxa de juros média geral passou de 5,48% ao mês em julho para 5,51% ao mês em agosto - sendo esta a maior taxa de juros desde novembro de 2012. Percebemos que o aumento nas taxas de juros prejudica diretamente o consumidor que trabalha mais de tres meses ao ano so para pagar juros e imposto.

As operações de câmbio compra e venda podem realizar-se nos bancos e nas casas/agências de câmbio, que, utilizam duas taxas de câmbio: uma para a compra e outro para a venda. Por exemplo: se quisermos comprar dólares, o preço a pagar à casa de câmbio é de 0,74 euros por cada dólar. No entanto, se quisermos vender euros, iremos receber 1,34 dólares por cada euro que entregarmos. Taxa de câmbio nada mais é que a relação existente entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece a valorizaçao ou desvalorização de uma moedea sobre a outra e o poder de compra que ela exerce sobre a moeda de outro pais.

O Banco Central de cada país pode optar por vários sistemas de taxas de câmbio. A taxa de câmbio fixa é determinada pelo Banco Central a instituição decide o preço da moeda. Em contrapartida, a taxa de câmbio flutuante ou flexível permite que o preço seja determinado pela lei da oferta e da procura.

A taxa de câmbio, o código tributário e as políticas governamentais preocupam as empresas do País.

O aumento na taxa de cambio não é bem vista pelos empresários, pois torna os países muito vulneráveis para investimentos a longo prazo.

Contudo os dados da economia de um país devem ser analisados pelos os métodos quantitativos fazendo uso das medidas de tendência central que são utilizadas numa amostra como forma de representar todos os valores de determinada amostra num único valor. A medida de tendência central será um tipo de medida escolhida que irá representar uma concentração de medidas em torno do valor estipulado, enquanto que as medidas de dispersão medem a consistência de uma distribuição de frequências. Por consistência, podemos entender o grau de variabilidade das ocorrências da distribuição em relação a uma medida de posição com tendência central (por exemplo, a média aritmética simples ou ponderada e a mediana).

As medidas de dispersão são uma forma de sabermos se a informação perdida é significativa ou não. Desta maneira, ao resumirmos um conjunto de números por sua medida de posição, devemos apresentar ao mesmo tempo a medida de dispersão. Já na amostragem probabilística, as sondagens e estudos de opinião usam-se amostras probabilísticas, isto é, amostras em que todos os sujeitos incluídos na grelha de amostragem têm a mesma probabilidade (diferente de zero) de serem escolhidos para virem a integrar a amostra. As técnicas de amostragem probabilística asseguram, com uma determinada margem de erro, que na amostra estão representados de forma proporcional à sua representação na população, todos os subgrupos relevantes que constituem a população alvo. Desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com