TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INICIAÇAO CIENTÍFICA EM HISTÓRIA: “EI AÍ, VOCÊ CONHECE A JENNY?”

Por:   •  16/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.272 Palavras (14 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 14

PROJETO DE INICIAÇAO CIENTÍFICA EM HISTÓRIA:

“EI AÍ, VOCÊ CONHECE A JENNY?”

Diretora: Sônia

Diretor-adjunto: Claudia

Coordenadora pedagógica: Wilton

Professoras: Claudia Regina da Hora e

TEMAS: Método científico, iniciação científica, história regional.

PÚBLICO ALVO: Educandas e educandos dos 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Básico.

JUSTIFICATIVA

Filosofia – História Regional – livro Novos rumos p. 135 a 152

Método – Importância do Estudo de História

Para entender a importância do estudo da História.

Entender determinados mecanismos que a regem uma forma de se descobrir como agente/protagonista de sua história de vida e simultaneamente, situar no mundo, tomando a conscientca de como as transformações nas diversas culturas, sociedades, espaços e tempos diferentes impactam no nosso fazer diário.

História como processo de construção humana de forma global e integrada, em diferentes épocas e espaços, conscientizando da diversidade cultural presente nas relações com as pessoa do cotidiano.

A valorização de atitudes como solidariedade, capacidade de trabalhar em grupo, atenção e respeito aos membros da comunidade escolar.

O exercício de comparação de suas histórias pessoais com as de diferentes grupos humanos, o que representa importante recurso para a construção de identidade do estudante e a do grupo social do qual faz parte.

Reflexão sobre a finalidade dos estudos históricos, sobre o significado da pesquisa e interpretão dos documentos e dos resquícios do passado, a partir do enfoque que se faz deles.

A incorporação das noções de fontes históricas.

A humanidade deixou sinas e resquícios de sua existência, através dos tempos, que para o profissional de Historia serve de pistas para entender e explicar o passado, como: esqueletos, casas, objetos diversos, obras de arte, desenhos, cartas, livros, arquivos e outras formas de registo que contam as transformações e as permanências do modo de viver.

Músicas, filmes, fotografias, vestimentas, esculturas.

Patrimonio histórico cultural – é umbem que ajuda a contar, entender a história pessoal e coletiva. Deve ser guardado e protegido.

Percepção das relações humanas com seus espaços de vida, começando pela casa onde mora e com os elementos que a caracterizam e a circundam. O reconhecimento do ambiente físico das casas, do espaço de moradia, de sua dinâmica, suas ocupações entre espaços comuns e lugares privados levando à compreensão do significado de outras formas de morar, viver, existir, pensar e experimentar a vida humana.

Favorecer o reconhecimento da importância da sociabilidade, da individualidade e do respeito ao coletivo, comparando como outras experiências diferenciadas no tempo e no espaço.

A história do meu tempo

Para reconhecer a historicidade das coisas e pessoas que do convívio  de professores, estudantes e demais membros da comunidade escolar, tem-se que utilizar outros recursos além da memória, como perguntar, questionar, olhar fotografias, procurar documentos.

A percepção das relações humanas como os espaços de vivencia, tomando por base a casa onde mora e a escola onde estuda. Problematizar os elementos que a caracterizam além do reconhecer as casas e a escola como ambiente físico que faz parte e estão inseridos de estruturas organizacionais maiores como a rua, o bairro, a cidade, o estado, o país, o continente...

Oferecer subsídios para a reflexão da existência de outras formas de morar e da dinâmica de ocupação dos espaços comuns e lugares privados entre os moradores.

Problematizar o conceito lar, levando em conta sua conotação mais afetiva e pessoal, normalmente associado ao lugar onde está a família, ou seja, indivíduos que nos confortam e por quem temos afeto e intimidade. Analisar a casa, como uma estrutura física marcada por diversos espaços: social (sala de estar, terraço, sala de jogos, sala de jantar), espaços íntimos (banheiro, quarto) e de serviço (cozinha, lavanderia), mas é na relação entre as pessoas que ali moram que consiste o verdadeiro lar, independente da beleza, dos luxos e dos objetos que ali existem.

Levantar questões para debate sobre a desigualdade social presente no Brasil, que pode ser percebida inclusive por meio da moradia das pessoas, propiciando exercício de reflexão sobre como a casa de cada estudante e sua história de vida familiar integra a história local/ reginal.

Busca por imagens, relatos, documentos e resquícios que contribuam para o coenheciemnto e preservação da memória e do patrimônio cultural e histórico do local onde vivem.

A percepção da importância de conhecer a história dos lugares que lhes são significativos permite aos estudantes, reconhecer que são parte da História.

Descrever a existência de casas, arvores, movimento das pessoas.

Lembrar o que mudou desde que moram ali e escrevem um texto apontando as mudanças ocorridas no local.

Pesquisas a origem do nome da rua e expor os dados

Site da Câmara de Vereadores

Se existem dois ou mais estudantes que vivem na mesma rua, procurar mostrar as diferença de pontos de vista sobre a mesma rua, através do enfoque que dada um deles escolheu. Reforçar o conceito de pluralidade de visões e de interpretão para um mesmo fato, no caso, a experiência e uso da rua.

Refletir sobre as forma como nos identificamos com o locais que ocupamos – ponto de vista espacial (com a sua localização em relação à cidade); estrutural (quanto aos recursos existentes, como luz, saneamento básico, calçamento, comércio, lazer, escolas);  habitacional (quanto às moradias, à ocupação populacional, aos transportes públicos); e histórico (marcos de acontecimentos, como monumentos

O trabalho de resgate da memória do bairro auxilia na compreensão dos estudantes sobre a história de sua cidade e da comunidade em que vive. A percepção de que aquele espaço urbano ou rural foi produzido pelos seres humanos ao longo do tempo pode auxiliar no estabelecimento de uma relação de cidadania ao pertencer àquele lugar como também dele próprio, sujeito daquela história.

Perceber muitas mudanças como substituição de casas e prédios, pela abertura de ruas, entre outros.

Levar mapa da cidade e desenvolver com os alunos uma atividade de localização de seus respectivos bairros ou construir com eles um mapa da cidade tento como referencia os locais onde moram. A pesquisa sobre o bairro, assim como sobre as ruas, pode ser feita no Prefeitura Municipal, na Camara de Vereadores por meio de resitro orais e fotografias obtidos na região. O professor pode destacar a importância de conhecer a história do bairro onde se vive e dos moradores que o compõem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com