TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Estagio Series Inicias Uniasselvi

Por:   •  9/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  9.625 Palavras (39 Páginas)  •  2.072 Visualizações

Página 1 de 39

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

NOME DO(A) ACADÊMICO(A): Rosiane Mota Barbosa

Tatiane Santos Macedo

CURSO: PEDAGOGIA (PEB 87)

TUTOR EXTERNO: Cláudia Guimarães de Oliveira

[pic 2]

Metodologia no ensino: Práticas pedagógicas na alfabetização.

MONTES CLAROS-MG

2021-1°SEMESTRE

SUMÁRIO

PARTE I: PESQUISA        2

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        2

1.2 OBJETIVOS        4

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        2

PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        10

2.1 METODOLOGIA        10

2.2 CRONOGRAMA        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICES        16

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Metodologia de ensino.

Programa de Extensão: Metodologia e Estratégia de ensino e de aprendizagem.

Projeto de Extensão: Práticas Pedagógicas na educação básica em tempos de ensino a distância.

Produto Virtual: Trilha Pedagógica.

Tema:  Metodologia no ensino: Práticas pedagógicas na alfabetização.

     O atual cenário mundial com a pandemia que já vai para o segundo ano de duração, fez com que as escolas se reorganizassem para atender aos alunos de forma virtual. Desde o mês de março de 2020 as aulas foram suspensas por causa da pandemia, sem previsão até o momento de retorno. Todos, em isolamento social para tentar evitar um agravamento no contágio, consequentemente aumentando o número de mortes causados pelo vírus. As escolas, com intuito de contornar o prejuízo na aprendizagem dos alunos, tem trabalhado com uma nova forma de ensinar, que está sendo adaptada e já reconhecida como uma ferramenta indispensável, o uso da tecnologia. E como toda novidade tem suas dificuldades, algumas já presentes na sala de aula só agravaram no novo método.

     A alfabetização e letramento são processos importantes na aprendizagem e formação das crianças da Educação Infantil. Alfabetização de acordo com Janaina Maudonnet é:

Alfabetizar não é somente a aquisição do sistema alfabético de escrita. Quando as crianças brincam com a sonoridade das palavras, reconhecem as diferenças das letras, manuseiam livros infantis e ouvem histórias estão se preparando para ler, formular conceitos, ampliar a linguagem e gradativamente produzir textos. (JANAINA MAUDONNET, 2015)

      Ainda sobre alfabetizar a autora diz:

A educação infantil e alfabetização: um jogo de descobertas de desenhar… rabiscar… representar… escrever… encontrar sons… Formas…Ensinar ou não as crianças a ler e a escrever é uma questão polêmica que precisa ser desmistificada na educação infantil e especialmente ser compreendida neste processo de alfabetização. (JANAINA MAUDONNET, 2015)

     Nesse contexto, a área de concentração escolhida é: Metodologias de ensino: Práticas educativas ou processos de alfabetização, aprofundando no tema: Metodologia no ensino: Práticas pedagógicas na alfabetização.

       Explicando um pouco sobre a educação básica e o ensino fundamental, com ênfase nas series iniciais do 1° ao 5° ano, a pesquisa mostra métodos que norteia o trabalho de alfabetizar e letrar, com uso de práticas pedagógicas. Considerando a resistência de alguns educadores em atualizar seus métodos, foi descrito algumas questões relevantes que podem facilitar na construção de um planejamento e execução de uma aula mais dinâmica e atual, usando como ferramenta as práticas pedagógicas de ensino.

       Sabendo que alfabetizar é a fase determinante na construção do aluno para se tornar um cidadão consciente e responsável, utilizar acesso a novas metodologias tem sido um desafio para muitos professores que ainda se adequam aos antigos métodos, entendendo que são úteis e de grande valor. Porém pode-se adequar a novas gerações enriquecendo ainda mais o conhecimento facilitando a alfabetização e o letramento.

     Terminando esse projeto com a importância da participação da família com parceria com a escola e professores que estando alinhados, o sucesso do processo de alfabetização é garantido.

1.2 OBJETIVOS

  • Identificar as práticas pedagógicas utilizadas na alfabetização e letramento no Ensino Fundamental series iniciais;
  • Analisar novas estratégias que possibilite a criação de atividades pedagógicas diferenciadas que atenda a necessidade de cada aluno;
  • Verificar metodologias que possibilite ao alfabetizador utilizar com mais frequência as práticas pedagógicas.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Educação Básica

A Educação básica ou também conhecida como ensino básico é o grau de ensino que representa: ensino infantil, ensino fundamental I e II e o ensino médio, conforme diz a lei de diretrizes e bases da Educação (LBD -9.394/96).

Em pesquisa no site Wikipédia educação diz:

No Brasil, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem duração ideal de dezoito anos. É durante este período de vida escolar que toma-se posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Serve também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte. (WIKIPÉDIA)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.5 Kb)   pdf (430.2 Kb)   docx (210.3 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com