TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Artigos Científicos: PROJETO MULTIDISCIPLINAR III. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  2.746 Palavras (11 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

NOME DO ALUNO: Fernanda Costa – R.A:

JUNDIAÍ/ SP

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

NOME DO ALUNO: Ana Paula Mello Alves – R.A: 4523863734

NOME DO ALUNO: Davina Barbosa Cravo – R.A: 5363971262

NOME DO ALUNO: Elaine Cristina Gandini Ribeiro – R.A: 4573897910

NOME DO ALUNO: Fernanda Costa – R.A: 4573904985

NOME DO ALUNO: Flávia Novaes Sales – R.A: 4573896391

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação do professor-tutor a distância Ludmilla Cristina Sauhi.

JUNDIAÍ/ SP

2014

Sumário

Introdução-------------------------------------------------------------------------------------------------04

Etapa1- Primeiro relatório parcial----------------------------------------------------------------------05

Etapa1-Segundo relatório parcial----------------------------------------------------------------------07

Etapa2------------------------------------------------------------------------------------------------------09

Etapa3------------------------------------------------------------------------------------------------------10

Etapa4------------------------------------------------------------------------------------------------------11

Considerações finais-------------------------------------------------------------------------------------13

Referencias bibliográfica--------------------------------------------------------------------------------14

Introdução

A inclusão de projetos no currículo não é uma ideia nova e nem revolucionária no ramo de educação. No entanto, na última década, essa prática evoluiu para uma estratégia de ensino com uma definição mais formal. Trabalho com projeto ganhou um lugar de maior interesse na sala de aula quando os pesquisadores documentaram o que os professores há muito já sabiam: os alunos participam mais quando tem a chance de se aprofundar em problemas complexos, desafiadores e, às vezes, bastante confusos que se assemelhem à vida real.

O trabalho com projeto é uma metodologia de ensino que envolve os alunos em investigações de problemas atrativos, que geram resultados originais. Os projetos que apresentam mais oportunidades de ensino em sala de aula podem variar muito em termos de tema e abrangência e podem ser apresentados em quase todas as séries. No entanto, eles tendem a compartilhar recursos de definição. Os projetos dão margem a perguntas desafiadoras que não podem ser respondidas pelo método de ensino rotineiro.

Os projetos colocam os alunos em uma posição ativa, por exemplo: aquele que soluciona problemas, que toma decisões, o investigador ou o documentarista. Os projetos servem a metas educacionais específicas e essenciais; eles não são desvios ou complementos do currículo "real".

Etapa 1 – Primeiro Relatório Parcial.

Hoje é muito comum no meio educacional ouvir as pessoas envolvidas falar que estão trabalhando com projetos. Mas como Maria Elizabette comenta em seu texto, “mas que projeto?” O político pedagógico? Da escola? Do professor? O projeto dos alunos?... Isso tudo deixa o professor um pouco perdido, muitos falam que trabalham com projetos, mas na verdade apenas muda de nome aquela aula tradicional de sempre. Mas afinal do que se trata a pedagogia de projetos?

Segundo Maria Elizabette, “Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivem novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções. E, portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações, que tem como centro do processo a atuação do professor”.

Na atualidade não podemos ficar mais presos à ideia de que o professor é o detentor da verdade, e também o único capaz de transmitir conhecimento. Portanto, no contexto que estamos vivendo aonde as informações chegam até nós em frações de minutos até mesmo segundos, não podemos ficar alheios e continuar transmitindo conhecimento, está vivendo a era da busca de informação, da integração das diferentes mídias.

Precisamos estar conscientes como educadores, que hoje, precisamos ser os mediadores no processo ensino aprendizagem, ensinamos aprendendo juntos. Isso significa que para que realmente a aprendizagem se concretize, precisamos conhecer a realidade que estamos trabalhando, deixar que o aluno trouxesse para a sala problemas do seu cotidiano. Assim, aos poucos buscando soluções, investigando, aprendendo a aprender com o outro e com a diversidade.

A pedagogia de projetos abre esses caminhos, permitindo que o aluno expresse seus conhecimentos e busque através dos diferentes recursos e mídias aquilo que ainda não sabe. Esse trabalho torna o aluno e também o professor um investigador, um construtor de seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com