TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA

Por:   •  18/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Ponta Grossa

[pic 2]

Estudante: Sandy Kuki Roberto

Estudante voluntário: Jéssika D’ArkcFernandes Zimmerman

Professora orientadora: Alessandra Cristina Novak Sydney

REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DESPERDIÇADA DE EQUIPAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA

        A água é um elemento fundamental para sobrevivência dos seres vivos e para o equilibrio do ecossistema. Além disso, é um recurso imprescindível para o desenvolvimento de diversos setores da sociedade. O crecimento populacional, a degradação das nascentes e dos rios e o aumento na demanada desse recurso, contribuem para redução de água potavél em diversas regiões. (MARISCO, 2007).

        Uma das alternativas para enfrentar o problema, é a reutilização da água. O reaproveitamento é um método que vem sendo utilizado há anos, é viavél já que os investimentos necessários para sua utilização tendem ser cada vez menores. Sendo assim, o objetivo deste projeto é conscientizar a comunidade acadêmica sobre o desperdicio de água e reutilizar a água descartada no processo de produção de água destilada dos laboratorios da universidade.

        A água desperdiçada do equipamento será analisada microbiologicamente conforme a legislação vigente, dessa maneira, será possível verificar a viabilidade do reuso da água. Após essa etapa, será feito um cálculo para verificar quantos litros de água é desperdiçado durante o funcionamento do destilador.

A água potável que sairá do destilador seguirá por uma tubulação até um

reservatório inferior localizado na parte externa do laboratório, e então será bombeada para um reservatório superior. A água sairá do reservatório superior e retornará, por gravidade, através de uma tubulação, para ser reutilizada.

        Por meio da gestão da água do destilador, espera-se que além da rentabilidade econômica, haja um ganho ambiental com a economia de água, tornando-a uma prática sustentável para a comunidade da UTFPR.

Refêrencia:

MARISCO, L.V.; Estudos para implantação de sistema de reuso dos efluente para implantação de sistema de reuso dos efluentes provenientes de equipamentos destiladores e condensadores. Dissertação (Mestrado em Engenharia). Universidade de Passo Fundo, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (92.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com