TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel do Laboratório na Física

Por:   •  28/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

BLOSSER, Patrícia. Matérias em pesquisa de ensino de física: O papel do laboratório no ensino de ciências.  Columbus – Ohi 43210 – USA.

O laboratório tem um papel importante na educação científica principalmente por provir treinamento em observação, fornece informação detalhadas e estimula o interesse dos alunos. Este ambiente é propício para que os estudantes testem suas hipóteses, indagações e curiosidades e que façam uso de sua criatividade, transformando assim o laboratório em um ambiente com potencial para o desenvolvimento de uma cultura cientifica.

Pickering (1980), outro autor, indicou duas concepções errôneas sobre o uso do laboratório de ensino de ciências na universidade, uma delas é a de que atividade de laboratório, de alguma forma, seja apenas a ilustração de uma aula teórica. A segunda concepção é a de que laboratórios existem para ensinar habilidades manipulativas, quando essas concepções errôneas se faz presente faz com que os estudantes não dêem a devida importância à compreensão do processo científico envolvido, conduzindo assim ao não entendimento da razão pela qual estão procedendo à frente a uma prática experimental. Por isso, é de fundamental importância que durante uma prática experimental, haja momentos que propicie aos estudantes refletir sobre sua prática e quanto à prática dos cientistas, exigindo que eles se posicionem frente a ela, discutam-nas com o professor e com os colegas, conteste os resultados obtidos e que ainda, se possível, possam encontrar maneiras alternativas de resolver o mesmo problema. São estes momentos os responsáveis por propiciar aos estudantes o desenvolvimento da desejada cultura científica, capaz de capacitá-lo a compreensão do processo científico existente na construção de um conhecimento científico e apresentá-los aos aspectos históricos sociais que envolvem a ciência.

Pesquisadores em ensino de ciências tem examinado o efeito do laboratório sobre muitas variáveis, incluindo desempenho, atitudes, pensamento critico, desenvolvimento de habilidades relativas a processos científicos. Sendo que a necessidade de uma “prestação de contas educacional” passou a ser uma necessidade de aumentar escores em teste, onde alguns resultados são difíceis de verificar através de um teste de múltipla escolha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com