TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre redação - Tema: Racismo

Por:   •  9/6/2017  •  Dissertação  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  4.789 Visualizações

Página 1 de 2

Racismo

Arg.1-  Contextualização histórica:

-Escravidão no Brasil: Passado de escravidão que estabeleceu o preconceito racial no país. A denominação do escravo africano e do indígena como inferior resultou na aversão por indivíduos mestiços e negros.

-Eurocentrismo: O Brasil também é fruto do eurocentrismo, uma vez que foi colonizada por um país europeu. A vertente ideológica contribuiu para criar uma imagem inferiorizada de povos e culturas diferentes da cultura europeia

- Segunda Guerra Mundial: Disseminação da ideologia da raça ariana, liderada por Hitler, menosprezando judeus, homossexuais, ciganos e negros. (Introdução)

- Três séculos de escravidão (XVI ao XIX) e último país a abolir a escravidão do mundo oficialmente.

-Falta de políticas públicas para inclusão social dos negros na sociedade, desde de sua abolição, o que agravou o preconceito. Como exemplo, temos a favelização no início do século XX, que criou uma imagem pejorativa do negro e a atual diferença no salário mensal de pessoas com etnias diferentes.

 

Arg.2- Difusão de valores veiculados pela mídia

A globalização e a internet acentuaram o preconceito, uma vez que a disseminação de ideiais radicais, tal como a discriminação coletiva, foram responsáveis por transmitir mais valores intolerantes perante a população negra ou parda.

Exemplos: Novela da Globo que colocam negros ou pardos com uma situação socioeconômico vulnerável, enquanto privilegia brancos com situação estável. Nos últimos meses, o goleiro Aranha foi chamado de macaco numa rodada do campeonato brasileiro. A apresentadora do Jornal Nacional, Maju Trindade, sofreu agressões verbais na internet.

-Filósofos:

Emile Durkheim:

Jurgen Habermas:

 Gilberto Freyre: Observou que havia mais miscigenação que outros países, fato no qual a escravidão não foi tão ruim.

   

Soluções: Assim como o filósofo Nietszche afirmava, uma sociedade moralmente degradada necessitaria de uma inversão de valores, sendo necessário uma mudança na metodologia de ensino nas escolas, criando novas imagens acerca do racismo e de etnias.

Outrossim, o Governo Federal ou o poder legislativo deveria atualizar as leis contra o racismo, implementando leis mais rígidas, com a finalidade de diminuir a propagação da discriminação racial no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com