TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  8.198 Palavras (33 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 33

1. RELATÓRIO DO PLANEJAMENTO

O presente relatório refere-se à definição, na situação atual, sobre as atividades relacionadas ao Planejamento Estratégico Empresarial para o período de 5 anos no futuro. Adota como premissa o meu negócio, a missão e a minha visão estratégica para o futuro da empresa. Também são identificados os pontos fortes e fracos, segundo a percepção da equipe de gestores e colaboradores da empresa. Foram realizadas análises de tendências macro-ambientais e, os possíveis impactos, bem como as oportunidades e ameaças que possam se apresentar. Também foram identificados os valores que nortearão as ações da organização e o meu papel na sociedade, para o período deste planejamento estratégico.

Com base nestas informações pretende-se demonstrar a constituição de um mapa estratégico e identificar as estratégias que se deve empreender para possibilitar a realização do negócio, da missão e dos objetivos estratégicos da organização empresarial.

2. O PROCESSO DO PLANEJAMENTO

O processo de planejamento tem como finalidade a formulação das estratégias para o desenvolvimento empresarial. Essas estratégias, consideradas planejadas ou pretendidas, são formuladas tendo como base, as informações e percepções a respeito dos ambientes externo e interno onde atua ou venha a atuar a organização empresarial.

Neste sentido, a busca de um posicionamento estratégico, no sentido de cumprir a missão e realizar a visão estratégica, considera várias etapas. A primeira fase consta da busca de uma definição a respeito do negócio, da missão e da visão estratégica para o desenvolvimento da organização empresarial. Na segunda fase são identificadas: as tendências, os impactos e as possíveis ameaças e oportunidades existentes no ambiente externo, construindo, dessa forma, uma análise prospectiva baseada em um cenário tendencial.

O ambiente interno foi analisado com o objetivo de completar a análise ambiental, incluindo a percepção dos diversos participantes do processo de gestão da empresa.

Para a estruturação dos programas e projetos estratégicos, os dirigentes assumem o papel de responsáveis por cada projeto e deverão proceder à orientação sobre o nível de detalhamento que cada item deve ter. Além disso, deve-se identificar os prazos e recursos financeiros, técnicos, tecnológicos e humanos necessários.

3. QUESTÕES FUNDAMENTAIS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL

O planejamento estratégico tem como objetivos a maximização do resultado das ações da organização empresarial e, tem como funções: criar e estabelecer objetivos para a organização como um todo e desdobrados pelas equipes; definir linhas de ação; executar e acompanhar os planos de ação; delinear recursos necessários para se atingir os objetivos estabelecidos; favorecer a implementação de mudanças nos diferentes subsistemas e como um todo.

As questões fundamentais iniciais do planejamento estratégico, geralmente propõem identificar: Onde estamos? Onde queremos ir? Como iremos lá? Como estamos indo? Os campos abaixo são preenchidos com a devida propriedade que a percepção inicial ao processo de planejamento requer, de forma sucinta e sem muitos detalhes, com objetividade.

As questões são as seguintes:

a) Onde estamos situados hoje, no aspecto dos negócios da organização?

b) Onde queremos ir com os negócios?

c) Como iremos lá?

d) Como estamos indo?

4. ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL

Aqui se aborda a estrutura valorativa dentro de um contexto. Etapa primordial do planejamento estratégico, já que, através da identificação dos valores em conjunto com os pares, pode-se verificar se realmente está pensando em planejamento estratégico, ou se está voltada para a reorganização da empresa. Dentro de uma abordagem contextual específica pode-se verificar se os indivíduos apresentam o perfil de gestores de recursos ou de oportunidades.

4.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESTRUTURA VALORATIVA DOS GESTORES DA ORGANIZAÇÃO

4.1.1) Posicionamento dos gestores da organização

Inicialmente, utilizando uma das abordagens, foi identificada a forma que os gestores da organização se posicionam diante do processo de gerir os negócios como competências essenciais e para o diferencial competitivo que a empresa requer, quais sejam:

a) como gestores de recursos - para isso, faz-se necessário responder aos seguintes quesitos: a) privilegiam o critério da eficiência, ou seja, estão preocupados com a racionalização e com os aspectos internos? b) a preocupação básica é com a racionalidade econômica ou razão custo/benefício? Atuam para fazer cumprir ordens?

b) como gestores de oportunidades - Para isso, faz-se necessário responder aos seguintes quesitos: a) privilegiam os critérios de eficácia e de efetividade? b) a eficácia no sistema fechado representa simplesmente o alcance dos objetivos; c) a eficácia no sistema aberto representa a capacidade do dirigente na exploração de recursos escassos junto ao ambiente externo para o aperfeiçoamento dos meios para facilitar o alcance dos objetivos (recursos humanos, informações, tecnologia, etc);

Efetividade mostra até que ponto os produtos e/ou serviços ofertados pelos profissionais e pelas organizações estão atendendo e/ou satisfazendo as necessidades da comunidade? Pela efetividade busca-se a retroalimentação do sistema (feedback)? Antes de tomarem quaisquer decisões os mesmos procuram verificar as potencialidades internas e externas? Adotam o diálogo como alternativa para o aprendizado contínuo? Estimulam a mudança organizacional do tipo incremental, ou seja, gradativa e não radical?

Diante disso, o posicionamento dos gestores é o seguinte:

4.1.2) O perfil dos gestores e das equipes da organização permite trabalhar com planejamento estratégico?

A análise do perfil dos gestores e das equipes da organização, e se ele permite trabalhar ou não com planejamento estratégico, justifica-se com as seguinte razões e motivos:

4.1.3) Que critérios de desempenho considerados importantes e valorizados na organização?

Os melhores planejadores, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.1 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com