TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Estudos

Casos: Plano De Estudos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 7

Plano de estudos – Língua Portuguesa

1ª parte: Morfologia

ASSUNTO ESTUDEI EM(data) REVISEI EM(data) RELI EM(data) RESOLVI EXERCÍCIOS SOBRE O ASSUNTO EM(data)

1. Fonética e fonologia

Considerações: É uma parte da gramática normativa geralmente explorada por concursos em nível médio. Portanto, não perca muito tempo tentando decorar, por exemplo, a classificação das vogais e das consoantes, pois é o tipo de conhecimento que raramente ocorre em grandes concursos. Leia (rememorar) sobre os encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos e divisão silábica. Frequentemente uma boa leitura já garante um bom aprendizado.

2. Ortografia oficial

Considerações: É o tipo do assunto em que a “decoreba” pura e simples pouco resolve. Leia, leia e leia... Não só o assunto, mas tudo o que for de proveitoso. Provavelmente você obterá bons resultados. Nesse meio, há, entretanto, um assunto de que você não pode se descuidar: emprego do hífen. Geralmente as bancas cobram esse conhecimento.

3. Acentuação

Considerações: É o primeiro assunto com que você deve realmente se preocupar um pouco, pois é recorrente nos concursos de todos os níveis. É preciso ficar atento às regras de acentuação das palavras oxítonas e paroxítonas. Tenha cuidado também com os hiatos. Com o Novo Acordo Ortográfico, vários acentos deixaram de existir. Portanto, tenha cuidado. Por isso, vale a pena reler o assunto assim que terminar de estudá-lo pela primeira vez.

4. Significação das palavras

Considerações: É um assunto frequentemente cobrado. Bastante tranquilo, você deverá relembrar a diferença entre homônimos e parônimos. Nada de desespero! O assunto é bastante fácil. Certamente algumas leituras bastam para um bom aproveitamento.

5. Substantivo

Considerações: Não se preocupe tanto com alguns tópicos, como, por exemplo, as tabelas de coletivos e de gênero dos substantivos. Atenha-se a pontos como “caracterização do substantivo e plural dos substantivos compostos. Em gênero dos substantivos, apenas leia com atenção sobre os substantivos comuns de dois gêneros e os sobrecomuns. Se já estiver em condições, procure estudar as funções sintáticas que são próprias do substantivo.

6. Adjetivo

Considerações: Não perca tempo em decorar as tabelas sobre as locuções adjetivas, os adjetivos pátrios e os adjetivos eruditos. Estude com afinco as considerações gerais sobre os adjetivos. Fique muito atento ao plural dos adjetivos compostos e, acima de tudo, estude várias vezes os graus do adjetivo – é um assunto recorrente nos concursos. Se estiver em condições, procure estudar o adjetivo em sua forma oracional – vá até ao capítulo de sintaxe de oração e estude as orações adjetivas.

7. Artigo

Considerações: É um assunto com que você não precisa se preocupar muito, pois as regras sobre o emprego dessa classe gramatical não são muito cobradas. Mas é preciso ler o assunto, notadamente os empregos particulares dos artigos definidos e indefinidos.

8. Pronome

Considerações: Eis um assunto que não dá para economizar – é um ponto-chave para o seu estudo. Aqui o segredo é estudar tudo. Uma dica: não se preocupe tanto em decorar as tabelas com os pronomes. Preocupe-se em entender o emprego deles. Há dois tipos de pronomes que são extremamente cobrados em certames pelo país afora: os pronomes pessoais e os pronomes relativos. Estude-os mais de uma vez. Fique atento também ao emprego dos pronomes indefinidos e dos demonstrativos.

9. Verbo

Considerações: Eis outro assunto bastante longo; mas não se desespere, tentando decorar tudo. As bancas costumam ser pontuais, ou seja, há pontos dos quais não dá para se descuidar. Um deles é o emprego dos tempos e modos verbais. É fundamental conhecer o emprego de cada modo e de cada tempo, tanto dos simples quanto dos compostos. Outro assunto muito cobrado são as correlações entre os tempos e os modos verbais. De resto, é essencial dominar os paradigmas de conjugação dos verbos – não se preocupe em decorar todos as conjugações. Procure entender os paradigmas de cada tempo verbal. Fique atento também à conjugação dos verbos defectivos. Frequentemente as bancas lançam mão desse tipo de conhecimento.

10. Advérbio

Considerações: É um assunto que aparentemente não oferece perigos, mas não se engane: o advérbio é uma classe que provoca “confusões” em concordância nominal. Portanto, procure entendê-lo bem. Procure ler, mais de uma vez, as particularidades de alguns advérbios.

11. Conjunção

Considerações: É uma assunto que terá grande relevância na parte sintática quando se for estudar “Sintaxe do período composto”. Portanto, não dá para passar por cima. Mas também não se desespere. Não tente decorar todas as conjunções. Procure entender o “papel” delas. O ideal é fazer a conexão com a parte sintática (sintaxe do período composto). Sugiro que leia o assunto umas duas vezes e siga em frente. Quando for estudar “sintaxe do período composto”, você deverá voltar a este assunto.

12. Preposição

Considerações: Eis outro assunto que agora não nos oferece grandes desafios. Lembre-se, porém, de que a preposição será importantíssima para o estudo, em sintaxe, da predicação verbal e das regências verbal e nominal. Portanto, leia o assunto mais de uma vez. Entenda a razão de ser da preposição. O ideal é correlacionar este assunto com o estudo dos termos integrantes da oração e o estudo das regências verbal e nominal.

2ª parte: Sintaxe e parte especial

Orientações gerais: Nesta parte, não dá para economizar: os assuntos são igualmente importantes. Fique atento às regras gerais e aos detalhes – use marca-texto. Leia tudo atentamente. Não pule a sequência – a não ser que esteja pressionado por um concurso de última hora – aqueles em que o candidato se matricula sem saber direito o porquê de ter se matriculado. Além do mais, não tente acelerar, pois aqui é mais importante aprofundar um assunto do que ter uma visão superficial sobre o todo.

ASSUNTO ESTUDEI EM(data) REVISEI EM(data) RELI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com