TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Estudo

Trabalho Universitário: Plano De Estudo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 6

Psicologia: É o estudo do comportamento e os processos mentais. Senso comum: A psicologia utilizada no cotidiano pelas pessoas em geral, é denominada de psicologia do senso comum. O senso comum mistura e recicla saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo. Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano. A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. A ciência ainda tem uma característica fundamental: ela aspira à objetividade. Suas conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção, para, assim, tornarem-se válidas para todos Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento e objetividade são as características que permitem que denominemos científico a um conjunto de conhecimentos. Subjetividade: A subjetividade são os valores que trazemos na vida seja ela, emocional, social, físico, cognitivo cultural econômico ou religioso. A psicologia colabora com o estudo da subjetividade. Logo, a matéria prima da psicologia é o homem em todas as suas expressões, as visíveis (nosso comportamento) e as invisíveis (nossos sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim) – é o homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto, homem-ação e tudo isso está sintetizado no termo subjetividade. A subjetividade é o mundo das idéias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito à partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica; é, também, fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais. A subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um. É o que constitui o nosso modo de ser. Entretanto, a síntese que a subjetividade representa não é inata ao indivíduo. Ele a constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural, e faz isso ao mesmo tempo em que atua sobre este mundo, ou seja, é ativo na sua construção. Criando e transformando o mundo (externo), o homem constrói e transforma a si próprio. A psicologia contribui para a compreensão da totalidade da vida humana. Ela, como área da ciência, vem se desenvolvendo na história desde 1875, quando Wilhelm Wundt criou o primeiro laboratório de experimentos em psicofisiologia, em Leipzig, na Alemanha.

O verdadeiro cientista deve ter os olhos abertos para o novo.

Não se deve misturar psicologia com práticas adivinhatórias ou místicas que estão baseadas em pressupostos diversos e opostos ao da psicologia.

Epistemologia: Epistemologia significa ciência, conhecimento; é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, e também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência. É uma das principais áreas da filosofia, compreende a possibilidade do conhecimento, ou seja, se é possível o ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, e da origem do conhecimento.

Behaviorismo: Behaviorismo é a abordagem da psicologia que tem como base o estudo do comportamento do indivíduo. Este estudo teve o apoio da ciência positiva. Elege o comportamento observável. Para que haja behaviorismo, é necessário haver: estimulo, resposta e consequência S-R-S. o estimulo pode ser aumentado, diminuído ou cessado. Na presença de um determinado estimulo eu tenho a resposta, após esta resposta eu tenho o estimulo que faz com que a resposta aumente, diminua ou cessa. Os psicólogos behavioristas acreditam que o condicionamento prévio e as experiências de reforço determinam o comportamento.

História da psicologia moderna: Schultz nos relata não só as formas de analises comportamentais como também técnicas que possam vir ter influência no psicólogo hoje. Mas para que isso ocorra a história deve estar se não de todo correta, o mais próximo possível da verdade, levando em consideração os fatos que foram levianamente omitidos, tendenciosos ou infelizmente perdidos

Para se estudar a história da psicologia deve se levar em conta inúmeros fatores epistemológicos, desde a técnicas nos descrita por diversos doutores da época até a veracidade e congruência dos fatos informados. No decorrer do tempo a psicologia evoluiu de forma grandiosa tendo como elementos nessas evoluções forças contextuais que foram e ainda são de suma importância até os dias de hoje para a psicologia, são denominados fatores externos, influencias adversas do ambiente intelectual e cultural da época, no qual nos traz um estudo mais aprofundado do comportamento humano. Podemos citar como forças contextuais a economia, guerras, preconceitos e as discriminações. Após a Primeira Guerra, Freud apresentou a tese de que a agressão é uma força motivadora significativa para a personalidade humana. A Segunda Guerra Mundial teve uma contribuição muito importante, afinal, muitos pesquisadores e teóricos eram exilados no EUA, transferindo então a psicologia para o estado americano. A história da psicologia foi moldada não apenas pelas ideias, teorias e pesquisas de seus grandes líderes, mas também por influências externas forças contextuais sobre as quais teve pouco controle. Outro fator contextual é a discriminação e o preconceito, que por muitos anos determinaram quem podia tornar-se psicólogo e onde cada profissional poderia trabalhar.Com a crise econômica o ser humano também entra em crise:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com