TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Docente

Trabalho Escolar: Pratica Docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 9

Prática Docente Reflexiva

Vêm ocorrendo nas últimas décadas uma tendência denominada genericamente de formação de professores reflexivos, fazendo um profundo exame da situação atual da docência e indicando, bem como praticando, novos caminhos, não mais separando de forma drástica a formação inicial da continuada, tendo como referencial a prática docente.Desta tendência recente, apresenta a constituição do professor reflexivo, a partir de um novo entendimento da prática docente, onde a experiência ganha relevância enquanto parte do saber-fazer próprio da profissão. O momento mais importante deste processo de reflexão é a reflexão sobre a reflexão na ação, buscando um processo mais elaborado onde o próprio profissional busca a compreensão da ação, elabora sua interpretação e tem condições de criar alternativas para aquela situação. O que significa refletir a prática? A prática é entendida também como fonte de conhecimento e lócus de produção de saber. Para tanto, a reflexão se apresenta muito além do que simples meio de efetivação de um novo saber. A utilização da expressão tecnologia educacional gera sempre muita controvérsia, em grande parte determinada pelo uso impreciso do termo, confundindo-se com os aparelhos, as ferramentas em geral e a sua divulgação no meio educacional. A utilização da tecnologia é vista, muitas vezes, como mais um recurso didático que auxilia o professor no processo de transmissão de informações de uma determinada disciplina. Significa dizer que o professor se apropria do recurso de forma instrumental e técnica, sem descobrir o seu potencial didático, valendo-se, portanto, do paradigma tradicional de ensino apenas com uma nova roupagem.

Tal avanço tecnológico abriu espaço para mudanças no papel do aluno, passando de mero ouvinte e receptor passivo da mensagem para agente pesquisador. Conseqüentemente pressupõe uma mudança da prática docente. Nesse itinerário, a formação do professor que deve ser o sujeito reflexivo, remete-nos à compreensão da prática docente como prática de investigação. Assim, reafirmamos ser necessária a inter-relação entre teoria e prática no decorrer de todo o processo de exercício da 'profissão professor', sobretudo porque constantemente este se vê compelido a tomar decisões com base nos saberes adquiridos e nos dados observáveis, que nada mais são do que a essência do processo de investigação. Assim, a reflexão sobre a prática como princípio essencial da formação docente, ou seja, uma prática reflexiva, feita pelo docente no exercício de sua prática e reflexionada, feita conjuntamente por docentes em formação e formadores, o que significa instigar no docente uma prática contínua de investigação, ainda que com objetivos diferenciados dos da pesquisa acadêmica. A presente discussão enfoca a prática docente reflexiva, analisando as possibilidades de sua efetivação na escola e no trabalho do docente. No desenvolvimento dessas discussões precisamos evidenciar as potencialidades da reflexão sobre a autonomia intelectual do docente, como ator social que, de modo crítico, seja capaz de reconstruir o saber, o saber-fazer e saber-ser. E as tecnologias educacionais podem ajudar em muito essa prática docente, na mudança profissional docente e, na mudança da prática de sala de aula.

http://saladeaula.terapad.com/index.cfm?fa=contentNews.newsDetails&newsID=23057&from=list. Consulta dia 14/3/2011

_____________________________________________________________________

RESENDE, Lenir Pereira. Dissertação de Mestrado. FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DA DIDÁTICA E DA PRÁTICA DE ENSINO. Fragmentos: Dissertação de Mestrado, 2007.

Partindo-se dos conceitos fundamentais da prática pedagógica Schön (idem) assim defende uma epistemologia da prática e o desenvolvimento do conceito de professor reflexivo. O autor apresenta os problemas da dicotomia entre teoria e prática. Na verdade, ele oferece pistas de redimensionamento para formação de professores.

Para Perrenoud (2002, p. 14) esse pesquisador “revitalizou e conceituou mais explicitamente a figura do profissional reflexivo ao propor uma epistemologia da prática, da reflexão e do conhecimento na ação”. Isto significa dizer que sob essa perspectiva pesquisar a prática impõe-se como caminho para que ela seja transformada. É a partir dela que professores discutem, analisam e planejam. Trata-se, ainda, de um processo que envolve reflexões centradas “na ação, sobre-a-ação e sobre-a-reflexão na ação” (SCHÖN, 1987 p. 39).

Refletir sobre a ação é justamente rever com o professor seus procedimentos, analisar se as atividades pedagógicas dadas aos alunos foram as melhores e pensar em como intervir de maneira mais eficiente para que o aluno aprenda. Muitas vezes, os professores não se dão conta de que existe um descompasso entre o que pensam e o que fazem, mas é nesse descompasso que grandes descobertas podem surgir. È importante que o professor se questione, indague-se, descubra-se. Pensar a prática é pensar a profissão, a carreira, as relações de trabalho. É pensar com autonomia, com responsabilidade.

A busca de um profissional assim, talvez justifique o grande interesse despertado pelo trabalho de Schön, conforme as palavras de Alarcão (1996, p.17) “por trás da epistemologia da prática que Schön defende está uma perspectiva do conhecimento, construtiva e situada e não uma visão objetiva e objetivamente como a que subjaz ao racionalismo técnico”. E a autora esclarece que ao se acreditar no pressuposto de que a prática é um elemento formativo importante, então é preciso averiguar de que maneira é possível incluí-la em projetos de formação de professores.

Conceber a formação docente numa perspectiva de professor reflexivo implica ressaltar que os professores aprendem sua profissão por vários caminhos, com a contribuição das teorias, com a própria experiência, articulando reflexão e ação, bem como teoria e prática, cuja finalidade aponta para a reconstrução e aperfeiçoamento da sua prática pedagógica. Alinha-se a esse raciocínio, o entendimento da prática como campo de construção de saberes próprios, isto é, de saberes demandados da experiência vivenciada, o que possibilita ao professor a apropriação de outros saberes fundamentais àquela prática.

Nesse sentido, o conhecimento construído, é, portanto, produto da sua experiência. Daí o perceber que a reflexão sobre a prática torna-se uma exigência da relação teoria e prática, unidade articuladora do processo educacional a ser desenvolvida nos cursos, na instituição e na práxis social. Dando ênfase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com