TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS A PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA

Artigo: DESAFIOS A PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 6

DESAFIOS A PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA

Atualmente, a sociedade vem passando por profundas e rápidas transformações nos mais variados setores sociais, tais como o desenvolvimento tecnológico nas áreas de informática e telecomunicação, o que oportuniza fácil acesso a informações, causando um redimensionamento na busca e produção de conhecimento. Transformações essas que demandam uma revisão de paradigmas, o que contribui para o surgimento de uma Educação progressista e que vislumbre o enfrentamento dos desafios à prática docente; levando-se em conta novas concepções e valores adquiridos.

Sendo assim, na sociedade atual faz-se necessário compreender e analisar as práticas pedagógicas frente aos desafios no campo educacional, ressaltando o papel mediador do educador em relação aos novos paradigmas da educação.

Isso tem afetado muito a educação, o que leva a adoção de novos paradigmas educacionais, levando-nos a reflexão sobre a prática educativa e suas diversas formas de compreender a relação professor x aluno; teoria x prática; entre tantas outras situações.

A escola enquanto instituição, sofre e exerce influência da realidade social do ambiente na qual está inserida. Ela não se encontra de forma passiva frente às interferências do poder político, do conhecimento científico e do desenvolvimento da tecnologia. Todavia, ao compreender realidade dos processos de mudança na sociedade, a escola se apresenta como local de transformação, onde o docente deve, através de sua prática pedagógica, desenvolver uma educação democrática.

Os novos paradigmas da educação vêm sendo assumidos pelos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, como a adoção de uma prática libertadora, em que os educandos assumirão papel de sujeitos criadores, indo além de ler e escrever, aprendendo a pensar criticamente. Neste contexto, o papel do professor é de mediar a busca do conhecimento pelo aluno, no intuito de estimular sua curiosidade e aprimorar suas habilidades em elaborar soluções criativas para transformar a realidade social, da qual faz parte. (BUENO, 2009).

O docente encontra-se frente a novos desafios, onde práticas pedagógicas autoritárias e conservadoras se tornam obsoletas, precisando ser repensadas. A verticalidade no processo ensino-aprendizagem deve ser substituída pela horizontalidade e pelas relações dialógicas, que, segundo Freire, consiste em aprender ensinando e ensinar aprendendo.

O fator relevante que se apresenta é que os tempos mudaram e essas práticas pedagógicas encontram-se ultrapassadas para as expectativas de uma sociedade que se renova dia a dia, portanto, seus alunos saíam bem formados para as necessidades daquela época e não para as exigências do mundo moderno. (BEHRENS, 1996)

Observação de um espaço de aprendizagem infantil

Série avaliada – 1º Ano – Ensino Fundamental

Faixa etária - 05 anos/06 anos

Para a realização desta etapa da ATPS, participamos de um dia de aula em uma escola da nossa cidade. A atividade foi importante para que pudéssemos observar como é o relacionamento entre professor x aluno, e a utilização da pedagogia, na prática e não apenas na teoria.

Nossa chegada à sala de aula causou grande curiosidade nas crianças, o que motivou muitas perguntas sobre quem éramos e o que estávamos fazendo na escola.

A relação entre a professora e os alunos é muito harmoniosa, todos mostraram se receptivos em relação a nossa visita. Os alunos são muito comunicativos e prestam muita atenção à professora, respondem bem a qualquer pergunta feita e aceitam as atividades propostas.

Após acalmar os alunos, a professora regente iniciou os procedimentos diários, tais como guardar os materiais e os lanches trazidos pelos alunos e que seriam distribuídos na hora do “lanchinho”, como os alunos se referem a hora do intervalo.

Os alunos movimentam-se constantemente em sala, conversam entre si o tempo todo, mas são muito carinhosos e educados, adoram ter atenção exclusiva. Cada aluno tem sua pastinha com seu nome, que fica na escola com suas tarefas. A escola adota uma apostila como material escolar, com atividades adequadas a faixa etária dos alunos.

A professora regente começou sua aula expositiva utilizando o quadro negro para o reconhecimento das letras do alfabeto, depois utilizou o alfabeto completo que estava pregado na parede, o que possibilita aos alunos fazer o reconhecimento das letras e reproduzi-las oralmente.

Em seguida começa a correção das tarefas levadas para casa, onde a professora recolhe os cadernos usados para efetuar essas atividades. Como nem todos os alunos fizeram a tarefa, a professora pede que comecem a fazer a atividade em sala de aula. Os alunos estão aprendendo a escrita das letras cursivas.

Todos são muito participativos na aula, a professora utiliza vários métodos de aprendizagem, tais como pintura, para estimular a coordenação motora, associação das letras do alfabeto com desenhos e objetos coloridos e figuras para serem contados na aula de matemática. Para as crianças com mais dificuldades, a professora passa mais exercícios para melhor fixação da atividade proposta.

Na hora do recreio os alunos cantam uma musica antes de comer, nessa fase a música é importante para desenvolver a articulação das palavras. Terminado o lanche as crianças vão para o pátio brincar com as outras turmas. Após o intervalo todos retornam à sala para dar continuidade à aula.

Há uma ótima comunicação entre todos na escola, professores alunos e funcionários. Fomos muito bem recebidos, o que nos proporcionou uma grande experiência, muito válida para aumentar o nosso conhecimento.

Em anexo, as fotografias tiradas durante a observação. Não fomos autorizados a fotografar as crianças, somente o espaço da sala de aula.

Projeto: Meio Ambiente

Série: 1º Ano – Ensino Fundamental

Idade: 05/06 anos

Justificativa:

Atualmente é imprescindível que se aborde de forma interdisciplinar o tema Meio Ambiente, para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo, aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Objetivos:

• Valorizar o meio ambiente

• Identificar-se como parte integrante do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com