TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Docente Na Educação Infantil

Ensaios: Pratica Docente Na Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  1.042 Visualizações

Página 1 de 6

PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina , Educação da criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da linguagem oral e escrita, Fundamentos da alfabetização.

Professores: Rosely Montagnini, Marlizete Steile Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas, Raquel Franco.

Tutora da sala: Carla Dumke

Tutora eletrônica:Talissa E. Nunes Irizawa

Maravilha

2012

Introdução

Esse trabalho terá como principal objetivo a Educação Infantil, compreender a sua importância na vida da criança assim como compreender a organização do espaço educativo. A Educação Infantil é uma fase muito importante, na aprendizagem da criança, pois ela engloba praticamente todas as modalidades educativas que é vivida pela criança antes mesmo de atingir a idade de escolaridade obrigatória.

Portanto a Educação Infantil trata-se da primeira etapa da educação básica, e o período de vida escolar em que se atende crianças de 0 a 5 anos de idade, não sendo obrigadas a freqüentar.

No decorrer do trabalho será abordada a questão do cuidar e educar que sempre estão ligados um a outro, pois quando o professor cuida ele também está educando, as crianças nessa fase são muito pequenas dependentes de praticamente tudo por isso da importância do cuidar na Educação Infantil.

Um papél fundamental do professor é planejar, quando se tem um bom planejamento as aulas se tornam melhores deixando assim as crianças mais calmas e confiantes, por que mesmo sendo tão pequeninos eles percebem quando o professor está confiante e sabe o que está fazendo, e isso é precisso passar para os alunos, confiança.

A sala de aula é o ambiente alfabetizador, portanto é necessário que este esteja organizado de forma que atende as necessidades das crianças de acordo com sua faixa etária.

No decorer do trabalho será destacado o assunto ludicidade, sabemos que na educação infantil é preciso muita criatividade por parte dos professores, para que a sala de aula e o ambiente escolar se torne o mais agradavél possível, assim fazendo com que a criança crie gosto pela escola, deixando de lado aquela forma monótona e cansativa de dar aula. Enquanto a criança brinca ela aprende muito, consegue assimilar as coisas, e assim memorizando com mais facilidade, mas temos que lembrar que o tempo de concentração das crianças de 0 a 5 anos é bem menor em relação as crianças de maior idade.

PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é uma fase muito importante para o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos de idade, pois é durante essa etapa de sua infância que elas terão a oportunidade de desenvolver habilidades fundamentais.

Quando falamos em infância nos referimos a um conjunto de fatores que incluem a família, escola, pai e mãe, enfim todos que estão ligados de certa forma com a criança. Na antiguidade mulheres e crianças eram considerados seres inferiores, mas hoje isso mudou graças as leis que existem e amparam com direitos e deveres que devem ser compridos por todos. Segundo o estatuto da criança e adolescente, crianças são aquelas pessoas menores de 12 anos. Já no dicionário, infância é definida como um período do crescimento humano, que se tem inicio no nascimento e vai até a puberdade.

As primeiras creches, foram criadas com o objetivo de atender as necessidades das mães que trabalhavam. Onde a mãe trabalhadora deixava seu filho para ser apenas “ cuidado” enquanto ela trabalhava, desta forma era apenas atendidas às necessidades da criança que ali ficava, como alimentação, higiene e saúde. Mas com o tempo ocorreu mudanças devido a compreensão, de que as crianças por mais pequenas que sejam, necessitam além do cuidado a educação.

Hoje todos já sabem da importância do cuidar e educar na educação infantil, o cuidar é indispensavél pois são seres dependentes, não conseguem realizar tais tarefas como higiene, alimentação entre outros. De acordo com Craidy e Kaercher (2001, p.70)

Atividades que envolvam o cuidado e a saúde são realizadas diariamente nas instituições de educação infantil e não podem ser consideradas na dimensão escrita de cuidados físicos. A dicotomia, muitas vezes vivida entre cuidar e o educar deve começar a ser desmistificada. Todos os momentos podem ser pedagógicos e de cuidados no trabalho com crianças de 0 a 5 anos. Tudo dependerá da forma como se pensam e se procedem as ações. Ao promovê-las proporcionamos cuidados básicos, ao mesmo tempo em que atentamos para a construção da autonomia, dos conceitos, das habilidades, do conhecimento físico e social.

Para educar e cuidar sempre andar juntos é preciso que o educador esteja preparado, com planejamentos em dia, para que assim consiga associar a rotina com as atividades propostas.

Hoje podemos perceber em nossas escolas que ainda existe rejeição por parte de alguns professores em planejar, mas precisam estar cientes que o plano de aula só contribui com o seu trabalho em sala de aula. O planejamento é uma atividade que orienta quais caminhos que o professor deve tomar em relação ao processo de ensino e de aprendizagem, com finalidade em atingir os melhores resultados possíveis. Assim é importante que o professor compreenda que o planejamento é um processo cheio de vida, que só vem a contribuir com o trabalho docente e discente. Aulas bem preparadas se tornam mais atrativas e prazerosas, fazendo com que o aluno aprenda com mais facilidae e se mantém mais organizado.

Avaliação um “bicho de sete cabeças”. Sim!! Assim que é vista por muitos educadores, na verdade avaliar não é uma tarefa muito fácil. Muitas vezes é utilizada como recurso a ser usado na atividade escolar de forma de promover os alunos de uma serie para outra, assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com